Jornalista critica 'condescendência' do Flamengo com Plata após nova expulsão

A expulsão do atacante Gonzalo Plata no jogo entre São Paulo e Flamengo, na última quarta-feira (5), rendeu críticas do jornalista Rodrigo Mattos. Segundo comunicador, há uma "condescendência" com o jogador, que acumula cartões vermelhos recentemente. E uma fala de Filipe Luís na coletiva pode corroborar esse ponto.
➕ Flamengo inicia preparação para o Santos com Plata suspenso e seis jogadores pendurados
No lance, Plata realmente tenta acertar a bola, mas erra e pisa em Arboleda. O próprio jogador deixou o campo fazendo sinais de que o vermelho foi justo, o que não aplacou a irritação da torcida. O lance se somou às expulsões contra Estudiantes e Racing, na Libertadores, consideradas injustas nos debates recentes.

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Ainda assim, a fala de Filipe Luís após o jogo, destacando que a entrada não foi intencional, gerou reclamações. A principal questão gira em torno de uma cobrança ao jogador, que não tem produzido tantos números a ponto de ser intocável. E ainda tem se envolvido em situações bem complicadas, como o tapa que rendeu o vermelho contra o Racing.
"É verdade que a entrada não foi intencional. Mas foi uma displicência — fruto de desconcentração — entrar com a sola levantada desta forma, o que gerou a expulsão. A condescendência com Plata, que vem cometendo seguidos erros recentes, não faz o menor sentido. Pode ter comprometido o Brasileiro. Não merece ser massacrado, mas, sim, responsabilizado", opinou Rodrigo Mattos.
E o jornalista ainda ressaltou o fato de que o vermelho veio em um momento bom para o Flamengo no jogo, com placar favorável e partida controlada. Com um a menos, Filipe Luís precisou mudar todo o sistema e acabou sofrendo o gol de empate, marcado por Ferreira. No fim, o Rubro-Negro deixou a Vila Belmiro com um decepcionante 2 a 2.
"Em um lance no ataque, longe de ser uma disputa decisiva, ele enfia a sola da chuteira na perna de Arboleda. O árbitro Rodrigo José Pereira de Lima expulsou corretamente o equatoriano rubro-negro. Até ali, era um Flamengo dominante sobre o São Paulo. Tinha mais de 60% de posse de bola, criava algumas chances, embora não em profusão. E encaminhava uma vitória de virada", analisou Rodrigo Mattos.
O que Filipe Luís disse sobre Plata?
Após a exposição dos problemas vividos com Pedro e as críticas — seguidas de multa — a Wallace Yan, Filipe Luís obviamente foi questionado sobre qual será o tratamento do Flamengo com Plata. Mas deixou claro que não vê a situação da mesma forma, alegando que a entrada foi "sem querer". Não houve confirmação, mas a tendência é de que o jogador não receba nenhum tipo de punição.
"Punições sempre depende da diretoria, mas é claro que participo. Uma expulsão como a do Plata, foi sem querer. Ele tentou pegar a bola e acabou indo na perna. Um jogador que estava fazendo tudo para a equipe. Jamais vou apontar o dedo e culpar por um erro. Pelo contrário, como maior responsável dessa equipe, esse empate é culpa do treinador", disse Filipe Luís.
Após o frustrante resultado, o Flamengo pode se ver novamente três pontos atrás do Palmeiras. Para isso, basta que o time paulista vença o Mirassol, nesta quinta-feira, fora de casa. Na próxima rodada, o Mais Querido encara o Santos, neste domingo, no Maracanã. A bola rola a partir de 18h30 (horário de Brasília).
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Whatsapp, Bluesky, Threads, Twitter (X), Instagram e Facebook.














