Jornalista cita vantagem do Flamengo sobre Cruz Azul no Intercontinental

Atualizado: 08/12/2025, 21:43
Filipe Luís concede entrevista coletiva após derrota do Flamengo para o Fortaleza

O Flamengo chega para enfrentar o Cruz Azul na Copa Intercontinental, nesta quarta-feira (10), com uma semana de descanso em relação à última partida com os titulares. E o jornalista Rodrigo Mattos disse que isso alterou até a percepção interna do clube sobre o torneio, além de ter criado uma vantagem sobre o time mexicano.

➕ Flamengo x Cruz Azul: PVC crava favorito e prevê final da Copa Intercontinental

De acordo com o jornalista, a expectativa inicial era de que o título seria "improvável" no Catar, justamente devido ao desgaste e a um fim de temporada com briga em duas frentes. No entanto, o Flamengo garantiu o título do Brasileirão com uma rodada de antecedência, contra o Ceará, e enviou o time sub-20 contra o Mirassol.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Rodrigo Mattos, então, ressaltou que o clube chega ao Catar com um descanso maior que o próprio Cruz Azul e comparou a situação com o Botafogo do ano passado, que chegou totalmente desgastado para o torneio. Enquanto o rival foi derrotado impiedosamente pelo Pachuca, o Mais Querido tenta um destino diferente esta semana.

"Embora o Cruz Azul tenha jogado bem menos que o Flamengo na temporada — acho que foram 40 contra 70 jogos, nessa ordem de grandeza, mais ou menos —, ele acabou jogando mais perto do jogo, por conta dessa folga. Tem o peso das comemorações, desgaste da temporada, mas o time ganha um quadro mais favorável do que o Botafogo no ano passado, quando enfrentou o Pachuca", analisou Rodrigo Mattos.

Como o Flamengo poupou todos os titulares e reservas imediatos contra o Mirassol, o grupo vai completar uma semana sem jogos na quarta-feira, dia do jogo contra o Cruz Azul. A partida vale pelo "Derby das Américas", e o vencedor encara o Pyramids-EGI na semifinal. O PSG aguarda na decisão.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

"O Flamengo vai estar com esse períodozinho. Chegou no domingo no Catar, em Doha, então tem uma vantagem física final que eu acho que pelo menos dá uma igualada na questão física em relação ao time mexicano. Que são tradicionalmente times fortes", pontuou.

Flamengo admite dificuldade por desgaste no Intercontinental

Além da análise sobre o duelo, Rodrigo Mattos apontou que a própria previsão do Flamengo leva em consideração as dificuldades com o desgaste. Segundo o jornalista, membros do clube admitiam a dificuldade do torneio ao fim de um ano desgastante e com batalhas até o fim.

"Antes da confirmação do título brasileiro, na quarta-feira, eu tinha conversado com gente do clube, e as próprias pessoas viam como, digamos assim, improvável que o Flamengo ganhasse esse título. Justamente por esse desgaste acumulado da temporada inteira", explicou.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Após a confirmação do título brasileiro e o período sem jogos após a vitória sobre o Ceará, já que os principais jogadores nem estiveram no Maião para enfrentar o Mirassol, a percepção mudou. O Cruz Azul segue tendo menos jogos, claro, mas entrou em campo por último e vai chegar com menos tempo de descanso.

"A temporada teve o Mundial nos Estados Unidos. Os times sul-americanos tinham uma vantagem, porque eles estavam no meio da temporada; agora, no fim, quem leva vantagem são os europeus. Agora, depois desse quadro, teve essa mudança que você falou, que foi alguma folga", completou Rodrigo Mattos.

Flamengo e Cruz Azul se enfrentam pelas quartas de final da Copa Intercontinental, em jogo que vale troféu e medalhas, nesta quarta-feira. A bola está programada para rolar a partir de 14h (horário de Brasília).


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.