Guia completo: todos os ex-jogadores do Flamengo que atuam na Europa

Enquanto o Flamengo segue na disputa dos desafios de 2025, a temporada europeia vai começando. E o Mais Querido tem uma série de ex-atletas desfilando pelos campos do Velho Continente, entre revelações e outros que apenas passaram. De transferências antigas a saídas recentes.
➕ Internacional x Flamengo: palpites e odds para jogo da Libertadores
E o MundoBola Flamengo decidiu compilar vários desses atletas em um guia especial. Aqui, separamos os times de cada um e uma breve descrição do prognóstico da temporada — além da situação atual na equipe. Aproveite!

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
André Luiz - Rio Ave (Portugal)
Aos 23 anos, o atacante está em Portugal desde que deixou o Flamengo, em 2023. Inicialmente, atuou pelo Estrela Amadora; agora, inicia a segunda temporada com a camisa do Rio Ave. Na época passada, atuou 19 vezes, com dois gols e uma assistência.
E André Luiz já começou bem a temporada atual. Na estreia do Campeonato Português, o atacante deu a assistência para o gol que abriu o placar para o Rio Ave contra o Nacional, marcado pelo também brasileiro Clayton Silva. Jesús Ramírez, porém, empatou no fim.
Carlos Alcaraz - Everton (Inglaterra)
Meia de curta passagem pelo Flamengo entre 2024 e o início de 2025, Alcaraz foi comprado pelo Everton. Aos 22 anos, inicia sua primeira temporada completa pelo clube inglês em 2025/2026, após 16 partidas na época passada.
Jogador de muitas mudanças de clubes nos últimos tempos, o argentino tenta se estabilizar na segunda passagem pela Premier League. Na primeira, defendeu o Southampton. A estreia da temporada acontece nesta segunda-feira.
César Dutra - Boavista (Portugal)
Com 33 anos, o goleiro César ainda tem o Flamengo como clube que mais defendeu na carreira. No entanto, não joga com o Manto desde 2020 e, em 2022/2023, foi para Portugal defender o Boavista.
A temporada 2025/2026 será a quarta de César pelo clube português desde então, mas sem ser titular absoluto. Assim, só atuou 23 vezes neste período — e terá um desafio e tanto a partir deste ano.
É que o Boavista seria rebaixado à segunda divisão por ter sido o último no Português, mas se afundou em grave crise financeira. Sem conseguir garantias para disputar segunda, terceira ou quarta divisões, o clube — que já foi campeão nacional — se viu obrigado a jogar a quinta divisão a partir de agora.
David Luiz - Pafos (Chipre)
David Luiz defendeu o Flamengo até o fim de 2024, mas já mudou de clube duas vezes desde então. Primeiro, saiu do Mais Querido para o Fortaleza; depois, partiu para o Chipre, para defender o Pafos.
O zagueiro ainda não estreou no novo clube, pelo qual teve recepção emocionada da torcida. O Pafos briga por uma vaga na Fase da Liga da Champions League este ano — e David Luiz é peça crucial nisso.

Diegão - Paços de Ferreira (Portugal)
Outro ex-Flamengo que atua em Portugal, o zagueiro Diegão abriu a segunda temporada pelo Paços de Ferreira no dia 9 de agosto. Contra o Vizela, na estreia da segunda divisão, foi titular e atuou os 90 minutos.
Na rodada seguinte, ficou no banco contra o Académico e não entrou. Deixou o Flamengo em 2024, após fazer apenas três jogos, e se mudou ao clube português no ano passado — quando fez 25 jogos.
Felipe - Differdange (Luxemburgo)
Goleiro do Flamengo entre 2011 e 2014, Felipe segue na ativa aos 41 anos e já iniciou a segunda temporada pelo Differdange, de Luxemburgo. Na primeira, fez 33 partidas. E a época atual começou com tudo, com o time eliminado na busca pela vaga na Champions League.
Por outro lado, o sonho de jogar a Conference League segue vivo. O clube enfrenta o KF Drita, do Kosovo, justamente o algoz no caminho da Liga dos Campeões. Será a chance da revanche.
Gabriel Batista - Santa Clara (Portugal)
Outro goleiro da lista, Gabriel Batista inicia a quarta temporada pelo Santa Clara e é titular da equipe. Já fez seis jogos na temporada, mas não começou bem na primeira divisão do Campeonato Português: duas derrotas nos dois primeiros jogos, para Famalicão e Moreirense.
Por outro lado, assim como Felipe, Gabriel Batista segue vivo no objetivo de jogar a Conference League. Para isso, o Santa Clara — que já eliminou Varazdin-CRO e Larne-NIR — precisa passar pelo Shamrock Rovers-IRL.

Gabriel Noga - Botev Plovdiv (Bulgária)
De volta à linha, o zagueiro Gabriel Noga trocou o português Oliveirense pelo búlgaro Botev Plovdiv na última temporada. O campeonato local começou no dia 10 de agosto, com derrota por 1 a 0 para o Lokomotiv Sofia, em casa. Noga foi titular, mas acabou substituído após o intervalo.
Na segunda rodada, ficou os 90 minutos no banco durante a vitória sore o Beroe, dessa vez na condição de visitante.
Gerson - Zenit (Rússia)
Após deixar o Flamengo em negociação que não agradou em nada à torcida, o volante Gerson inicia a terceira passagem no futebol europeu pelo Zenit. Em um time proibido de jogar a Liga dos Campeões, o atleta se vê limitado a competições nacionais.
Até aqui, fez cinco partidas com a camisa do clube, todas pelo Campeonato Russo. Só não foi titular na primeira, contra o Rostov, mas tomou a posição a partir daí. O retrospecto que não tem sido lá essas coisas, com duas vitórias e três empates.
João Gomes - Wolves (Inglaterra)
Jogador do Wolves desde a temporada 2022/2023, João Gomes entra no quarto ano seguido com a equipe — e de contrato renovado. Pilar do time, é titular incontestável e tem bastante prestígio na Inglaterra.
Aos 24 anos, já acumula 90 partidas com a camisa do Wolves, com seis gols marcados. Na estreia do time na Premier League desta temporada, foi titular e ficou em campo os 90 minutos da goleada por 4 a 0 para o Manchester City.

Klebinho - OIiveirense (Portugal)
Lateral, Klebinho rodou bastante após deixar o Flamengo, em 2019. Emprestado a Tokyo Verdy-JAP e Cruzeiro, o jogador foi adquirido pelo Guayaquil City-EQU e depois vendido ao Oliveirense-POR.
Por lá, Klebinho se adaptou em 2023/2024 e entrou 20 vezes em campo em 2024/2025. Ainda não iniciou a temporada atual, em que tem esperanças de aumentar a frequência em campo.
Lázaro - Almería (Espanha)
Ainda muito jovem, Lázaro tem apenas 23 anos e certa bagagem no futebol. Passou a última temporada no Almería, da segunda divisão da Espanha, onde segue para a próxima edição.
Na estreia do Almería na segunda divisão, Lázaro foi titular e participou de um jogaço, que terminou em 4 a 4 com o Albacete. No entanto, não marcou gols ou deu assistências.
Léo Duarte - Basaksehir (Turquia)
Formado na base do Flamengo, Léo Duarte passou primeiro pelo Milan quando foi para a Europa. Mas se encontrou mesmo na Turquia, pelo Basaksehir: já fez 176 jogos e inicia a sexta temporada em 2025/2026.
Mais um que busca classificação à Conference League, o Basaksehir já eliminou Cherno More-BUL e Viking-NOR; agora, encara o Universitatea Craiova-ROM em busca da vaga. No Turco, estreou com empate em casa com o Kayserispor: 1 a 1. Léo Duarte foi titular e jogou os 90 minutos em todos os jogos.
Lorran - Pisa (Itália)
Outro cria da base do Flamengo, Lorran chegou ao profissional com pompa. Tratado como uma das principais joias das camadas inferiores, porém, nunca conseguiu se estabelecer realmente no time de cima. A maior sequência veio em 2024, ainda com Tite.
No entanto, perdeu espaço com Filipe Luís e foi até rebaixado ao sub-20 em 2025. Após negociações frustradas com CSKA, Estoril, Fortaleza e Red Bull Bragantino, Lorran fechou com o Pisa. A transferência se deu por empréstimo, mas o time italiano terá obrigação de compra em caso de metas cumpridas.
Lucas Paquetá - West Ham (Inglaterra)
Livre da acusação por envolvimento em apostas, Lucas Paquetá está liberado para jogar futebol. Entrando em sua quinta temporada pelo West Ham, o cria do Flamengo foi titular na abertura da Premier League, contra o Sunderland. No entanto, acabou derrotado por 3 a 0.
E a absolvição não apenas deixou Paquetá tranquilo para jogar, mas também aguçou o mercado. O brasileiro é objeto de desejo de outros clubes, já foi visado pelo Manchester City e está aberto a mudar.

Natan - Bétis (Espanha)
Cheio de moral, o zagueiro Natan inicia a segunda temporada pelo Betis em 2025/2026. Comprado em definitivo junto ao Napoli, que detinha seus direitos, o jogador é titular da equipe espanhola. Na temporada passada, fez 52 jogos, com dois gols e duas assistências.
Na atual, Natan não perdeu o posto no onze inicial. Na estreia do Betis em La Liga, o zagueiro foi titular e ficou em campo os 90 minutos. Não conseguiu, todavia, impedir o empate do Elche no fim: 1 a 1.
Otávio - Paris FC (França)
Após três anos em Portugal, onde vestiu as camisas de Famalicão e Porto, o zagueiro Otávio decidiu embarcar no projeto do Paris FC. De volta à primeira divisão do futebol francês depois de muitos anos, o time tenta montar uma base forte para os próximos anos.
E conta com grande investimento para isso, sendo considerado o 'novo rico' da França. Na abertura do Campeonato Francês, porém, Otávio não participou. O Paris FC perdeu para o Angers por 1 a 0.
Pablo Marí - Fiorentina (Itália)
Titular do mítico Flamengo de 2019, Pablo Marí inicia a segunda temporada pela Fiorentina. Ainda sem ser titular, não participou das primeiras partidas da temporada. Em todo o ano anterior, fez apenas 13 partidas.
Desde que deixou o Flamengo, inclusive, Pablo Marí jogou por Arsenal, Udinese, Monza e Fiorentina. Só teve tempo regular de campo no Monza, time de aspirações bem inferiores aos outros. Ainda busca se firmar novamente como titular.

Paulo Victor - Alanyaspor (Turquia)
Goleiro do Flamengo por um longo período, de 2008 a 2016 entre os profissionais, o goleiro Paulo Victor tem 38 anos. Mas segue na ativa, prestes a encarar a primeira temporada no Alanyaspor. Na última, fez dez partidas pelo Al Rayyan-CAT.
O atleta procura um clube em que possa jogar regularmente, algo que não aconteceu no Catar. Assim, Paulo Victor ficou apenas uma temporada por lá e seguiu para a Turquia. Antes, defendeu o Al-Ettifaq-SAU por duas temporadas e fez 67 jogos.
Rafael Santos - Leixões (Portugal)
Zagueiro, Rafael Santos entra na segunda temporada pelo Leixões tentando encontrar regularidade. Após fazer 20 partidas na última, o brasileiro foi titular nos dois primeiros jogos da segunda divisão de Portugal. O time venceu o Felgueiras e empatou com o Benfica B.
Jogador de imposição física, Rafael tenta buscar espaço, algo que ainda não conseguiu completamente desde que chegou a Portugal. Por lá, defendeu Moreirense, Santa Clara e o próprio Leixões.
Richard Ríos - Benfica (Portugal)
Vendido pelo Flamengo em 2021, depois de deixar a base, Richard Ríos desabrochou para o futebol e construiu bela trajetória no Palmeiras. Após três anos em São Paulo, porém, aceitou o desafio de desbravar o futebol europeu e assinou com o Benfica.
Iniciando sua primeira temporada no Velho Continente, Richard Ríos vem sendo titular. Nos quatro jogos que o Benfica fez até aqui, o meia jogou os 90 minutos em todos.
Rodinei - Olympiacos (Grécia)
Cheio de moral na Grécia, Rodinei segue com o Olympiacos por mais uma temporada em 2025/2026. O jogador já disputou três anos completos pelo time grego, com o qual tem se destacado a ponto de receber prêmios no país.
Desde que deixou o Flamengo, em 2022, Rodinei atuou 116 vezes com a camisa do Olympiaco. No total, marcou sete gols, deu 22 assistências e conquistou três títulos: Conference League, Campeonato Grego e Copa da Grécia.

Rodrigo Muniz - Fulham (Inglaterra)
Visado no último mercado de transferências, Rodrigo Muniz teve uma saída do Fulham cogitada entre uma temporada e outra. No fim, acabou ficando — e inicia o terceiro ano seguido com a camisa do clube de Londres. Antes, ficou emprestado ao Middlesbrough.
No entanto, o início de temporada foi com banco de reservas para o cria do Flamengo. Reserva na estreia da Premier League, Rodrigo Muniz substituiu o atacante Raúl Jiménez no segundo tempo. Nos acréscimos, evitou a derrota com o gol de empate do Fulham.
Thiago Rodrigues - Toreense (Portugal)
Mais um goleiro formado na base do Flamengo, Thiago inicia sua segunda temporada pelo Torreense, da segunda divisão de Portugal. No entanto, não é titular e fez apenas quatro jogos em toda a temporada passada, o que não indica um bom prognóstico.
O goleiro está em Portugal desde 2019, quando deixou o América-MG — ainda sob contrato com o Flamengo — para se juntar ao Estoril Praia. Comprado, jogou 27 vezes antes de ir para o Arouca, quando viu a minutagem desabar. Desde 2022/2023, fez apenas 13 partidas oficiais.
Vini Jr - Real Madrid (Espanha)
Atacante que dispensa apresentações, Vini Jr entra na temporada 2025/2026, sua oitava seguida pelo Real Madrid, com um novo projeto. O técnico Xabi Alonso chegou ao time da capital, e o cria do Flamengo passou a ser mais exigido na marcação.
Vini foi titular na estreia do Real Madrid em La Liga, com vitória por 1 a 0 sobre o Osasuna, mas não teve grande atuação. Ao longo dos anos, já fez 323 jogos pelo clube espanhol, foi capitão e segue com muito prestígio.
Vinícius Souza - Wolfsburg (Alemanha)
Após grande temporada pelo Sheffield United, que ficou a uma vitória de conquistar o acesso à Premier League, Vinícius Souza foi vendido. Agora, o volante criado no Flamengo inicia passagem pelo Wolfsburg, que enxergou potencial e tratou de levar o jogador para a Alemanha.
E ainda que a Bundesliga não tenha começado, a Copa da Alemanha tratou de dar o start na temporada. Vini Souza foi escalado como titular do Wolfsburg e ficou 70 minutos em campo na vitória por 9 a 0 sobre o Hemelingen, do quinto escalão do país.

Werton - Leixões (Portugal)
Companheiro de Rafael Santos, Werton tem recebido mais tempo em campo no Leixões. Jogou 34 vezes na temporada passada e já entrou em campo nos dois jogos da equipe na atual. E até marcou o gol que decidiu o empate em 1 a 1 com o Benfica B.
Aos 21 anos, Werton tenta ajudar o Leixões na briga para subir à primeira divisão do Campeonato Português. E a missão não promete ser simples: na última temporada, a equipe fechou em 13º de 18 competidores.
Wesley - Roma (Itália)
Após a negociação frustrada com a Atalanta em 2024, Wesley trocou o Flamengo pela Roma em 2025. Em transferência milionária, o lateral-direito já participa normalmente da pré-temporada da equipe da capital.
Nas duas partidas até aqui, contra Aston Villa e Lens, Wesley saiu com um misto de elogios e críticas. Mas é considerado pelo técnico Gian Piero Gasperini como um atleta muito importante para o sistema da equipe.














