Ginasta do Flamengo, Flavia Saraiva dá boa notícia após período longe das competições

Atualizado: 02/08/2025, 17:07
Flávia Saraiva treinando pelo Flamengo

Uma das maiores estrelas dos esportes olímpicos do Flamengo, a ginasta Flavia Saraiva, confirmou seu aguardado retorno às competições. A volta da atleta está marcada para o Campeonato Brasileiro, que acontece entre 4 e 7 de setembro, em Recife. Será a primeira vez que Flavinha entrará em ação desde a histórica medalha de bronze por equipes em Paris 2024.

Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Lorrane atualizam placas no ginásio do Flamengo com as medalhas de Paris

Logo após a conquista na França, a atleta rubro-negra precisou passar por uma cirurgia no ombro direito, um procedimento necessário que a manteve afastada dos tablados durante o primeiro semestre. Com a recuperação caminhando bem, ela retomou os treinos em junho e agora se prepara para representar o Mais Querido nas competições.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Em entrevista ao "ge", Flavinha destacou que o retorno será gradual. A prioridade, neste momento, não é competir em todos os aparelhos, mas sim garantir uma volta segura e consistente, focando na trave e no solo, onde se sente mais confiante.

"Esse ano voltei a treinar. Operei ano passado e voltei a treinar em junho para voltar a competir em setembro. Tenho umas três competições esse ano e meu foco é voltar a competir no segundo semestre, mas voltar sem cobrança, porque o ano principal é o ano que vem. Minha primeira competição é o Brasileiro de ginástica. É a competição certa que tenho pra competir daqui a quatro semanas. Agora estou me preparando para essa, que vou representar o Flamengo", destacou.

A estratégia está alinhada com a comissão técnica. A cirurgia no ombro, especialmente para uma atleta de altíssimo nível, exige um tempo de recuperação cuidadoso. Por isso, a volta às barras assimétricas, aparelho que exige muito da articulação, acontecerá mais para frente.

"Esse ano não vou voltar a competir os quatro aparelhos por causa da cirurgia. Estou voltando aos poucos a fazer paralela. Ainda não voltei a fazer todos os elementos, porque essa cirurgia demora mesmo a recuperação. Estou voltando a fazer trave, solo e esses vão ser os aparelhos que vou competir esse ano", detalhou Flavinha.

Flavia Saraiva participa de evento voltado para crianças e adolescentes

Além de se preparar para o retorno, a ginasta do Mengão continua sendo uma inspiração. Neste sábado (2), ela participou de um evento poliesportivo no Rio de Janeiro, voltado para crianças e adolescentes. Falou sobre a importância do esporte como ferramenta de transformação social e o orgulho de ser uma referência para os mais jovens, ainda mais carregando o peso da medalha olímpica.

"Eu me sinto honrada. Já me inspirei em muitos atletas e é uma honra ver essas crianças se inspirando em mim. A gente faz ginástica para ganhar medalha, mas também para inspirar novas gerações. Eu, como uma menina que veio de comunidade, sei o quanto o esporte mudou a minha vida. Me sinto honrada de estar nessa batalha para as crianças terem a profissão que sempre almejaram", disse a ginasta.

Com o Campeonato Brasileiro no horizonte, seguido por etapas da Copa do Mundo e o Mundial da Indonésia em outubro, a Nação Rubro-Negra fica na torcida por um retorno vitorioso de Flavia Saraiva, que mais uma vez levará o nome e as cores do Flamengo para o cenário nacional e internacional.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.