FPF deseja impedimento semiautomático no Paulistão 2026

Atualizado: 10/11/2025, 20:57
Sala do VAR da Federação Paulista de Futebol

A Federação Paulista de Futebol (FPF) planeja implementar a tecnologia de impedimento semiautomático a partir das quartas de final do Paulistão 2026 e ainda negocia com a CBF a manutenção do torneio com 12 datas, apesar da nova diretriz do calendário nacional prever um máximo de 11.

➕ Guia de Apostas na Libertadores 2025: odds, palpites e dicas para lucrar nos jogos decisivos

Segundo o "ge", as propostas serão apresentadas aos 16 clubes da elite paulista nesta terça-feira (11), durante o Conselho Técnico da competição, que será realizado na Mercado Livre Arena Pacaembu.

F12
F12
4/5
proOdds competitivas em esportes populares.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Avanço tecnológico no Paulistão

A introdução do impedimento semiautomático desde o início do mata-mata representa um avanço em relação ao torneio de 2025. Na última edição, a tecnologia (fornecida pela Hawk-Eye) foi utilizada apenas nas duas partidas da final, disputada entre Corinthians e Palmeiras.

Para 2026, a FPF negocia com a empresa inglesa Genius, que também é a favorita da CBF para operar o sistema no Campeonato Brasileiro.

O principal desafio da FPF é a adequação ao novo calendário da CBF, que reduziu o período dos estaduais para, no máximo, 11 datas. A federação paulista, contudo, planeja o Paulistão com 12:

  • 8 datas na primeira fase

  • 1 data para as quartas de final (jogo único)

  • 1 data para a semifinal (jogo único)

  • 2 datas para a final (ida e volta)

O presidente da entidade, Reinaldo Carneiros Bastos, ainda busca uma solução para viabilizar o formato desejado. A CBF já determinou que nenhum estadual poderá terminar após o dia 8 de março. A possibilidade de iniciar o Paulistão no dia 8 de janeiro, três dias antes do estipulado pela confederação, não agrada à FPF.

Novo formato de disputa do Paulistão

A redução de datas, que em 2025 teve 16 rodadas, forçará uma mudança no regulamento. A primeira fase de 2026 será disputada em pontos corridos ao longo de oito rodadas. Neste modelo, semelhante ao adotado pela Champions League no ano passado, nem todas as equipes se enfrentarão.

Os confrontos serão direcionados por sorteio, mas a FPF garantirá a realização de todos os clássicos entre Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. Duelos de maior apelo, como os que envolvem Bragantino e Mirassol (clubes da Série A), e o dérbi de Campinas entre Ponte Preta e Guarani, também estão assegurados.

Ao término da fase inicial, os oito melhores times avançam para as quartas de final, que serão disputadas em jogo único, assim como a semifinal. A FPF pretende manter a decisão do título em duas partidas.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsappBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.

F12
F12
4/5
proOdds competitivas em esportes populares.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.