Fortaleza se manifesta após denúncia de injúria racial feita por jogador do São Paulo na Copa do Brasil Sub-20

O Fortaleza se manifestou após um episódio de racismo envolvendo um de seus atletas na partida das quartas de final da Copa do Brasil sub-20 contra o São Paulo na última quarta-feira (12), no estádio Presidente Vargas.
➕ São Paulo exige ação da CBF após denúncia de racismo no Sub-20
O meia Djhordney, do tricolor paulista, denunciou ter sido chamado de "macaco" pelo atleta chileno Rocco, do Fortaleza. O árbitro Paulo Vitor de Lima Pereira chegou a iniciar o protocolo antirracismo da Fifa, mas a partida seguiu sem punições. O jogador acusado acabou substituído no intervalo e o São Paulo venceu o confronto por 2 a 0.

Autorizado pela Portaria SPA/MF n.º 322/2025, de 17/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Fortaleza se manifesta sobre o assunto
Após o São Paulo ter feito comunicado e exigido ações junto à CBF sobre o caso, o Fortaleza emitiu nota para se manifestar a respeito do ocorrido.
A diretoria do clube cearense afirma ter procurado representantes do São Paulo ainda durante o jogo para se desculpar pela conduta de Rocco. O tricolor cearense ainda disse ser referência no combate ao racismo e manifestou solidariedade a Djhordney.
"O Fortaleza Esporte Clube se solidariza com o atleta Djhordney, camisa 8 do São Paulo, vítima de injúria racial na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil Sub-20. Ainda durante a realização da partida, o Fortaleza procurou os representantes do São Paulo para se desculpar pela conduta de um atleta do Tricolor. Clube referência por suas ações no combate contra o racismo, o Fortaleza reitera sua posição de enfrentamento ao preconceito, uma causa tão importante em nossa sociedade", diz a nota.
Caso de racismo em São Paulo x Fortaleza Sub-20; veja o vídeo
Esta jogando Fortaleza vs São Paulo pela Copa do Brasil sub20, e aconteceu um caso de RACISMO.
— spfcpics (@spfcpics) November 12, 2025
O jogador do Fortaleza chamou o jogador do São Paulo de macaco.
pic.twitter.com/HmU4GObkAU
CBF vai punir atleta do Fortaleza após caso de racismo em jogo contra o São Paulo?
Com tanto São Paulo, quanto o Fortaleza se manifestando sobre a situação envolvendo injúria racial, agora os próximos passos do caso devem ficar à cargo da CBF. O pedido formal de investigação solicitado pelo São Paulo foi recebido pela CBF.
A tendência é que nos próximos dias aconteçam os desdobramentos. A partida de volta entre São Paulo e Fortaleza está marcada para o dia 19 de novembro (quarta-feira), às 15h30, em Cotia. O tricolor paulista pode perder por um gol de diferença que ainda assim se classificará para a semifinal.











