Fluminense terceiriza derrota e pressiona arbitragem para decisão

Atualizado: 13/03/2025, 19:06
Arias e Wesley disputando jogada

O Fluminense divulgou, nesta quinta-feira (13), uma nota oficial criticando a arbitragem do jogo de ida da final do Campeonato Carioca contra o Flamengo, partida em que foi derrotado por 2 a 1.

Vitória do Flamengo sobre Fluminense quebra recorde de audiência do Carioca

No comunicado, o time das Laranjeiras questiona a atuação do árbitro Yuri Elino, acusando o apitador de "proteger" Luiz Araújo, contesta a expulsão de Freytes registrada na súmula e cobra uma condução imparcial de Bruno Arleu de Araújo, responsável pelo apito no jogo de volta.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Em sua nota, o Fluminense reconheceu que a arbitragem não teve interferência direta no placar, mas criticou os "graves erros" cometidos ao adotar critérios distintos em diversas jogadas, especialmente na aplicação de cartões. O clube também contestou a expulsão de Freytes, registrada na súmula por Yuri Elino, que justificou a decisão alegando que o zagueiro teria "golpeado" Luiz Araújo.

confusão de freytes com luiz araújo

"Chama ainda mais atenção o relato na súmula para a expulsão do zagueiro Freytes, após o fim da partida, sob a justificativa de que o atleta teria ‘golpeado’ o adversário Luiz Araújo com o antebraço, o que, como se pode concluir das imagens do episódio, se revela absolutamente distante da realidade", destacou o clube.  

Outro ponto levantado pelo Fluminense foi um suposto cuidado excessivo do árbitro com Luiz Araújo. Nesta quinta-feira, viralizou uma leitura labial feita pelo dublador Gustavo Machado, em que o juiz aparece pedindo "calma" ao atacante rubro-negro no meio da confusão com Freytes, evitando uma possível expulsão.  

"Aliás, chamou atenção também o fato de o árbitro pedir calma ao atleta do Flamengo para que ele não fosse expulso", ressaltou o Tricolor.

Fluminense pressiona arbitragem da finalíssima 

Por fim, o clube cobrou uma atuação imparcial de Bruno Arleu de Araújo, árbitro do jogo de volta da final, solicitando "a condução da partida com imparcialidade e a aplicação uniforme das regras, como se espera em uma grande competição do futebol brasileiro".

Flamengo e Fluminense se enfrentam neste domingo (16), às 16h (de Brasília), no Maracanã, pelo segundo e decisivo jogo da final do Campeonato Carioca. Com a vantagem de ter vencido na ida por 2 a 1, o Mengão pode empatar que conquista seu 39º título estadual.

Confira nota na íntegra

"O Fluminense FC, após ter acesso à súmula da partida realizada ontem pelo primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, vem a público afirmar que, mesmo sem interferência direta no resultado da partida, a arbitragem cometeu graves erros ao aplicar critérios distintos em diversos lances do jogo, especialmente na aplicação de cartões.

Chama ainda mais atenção o relato na súmula para a expulsão do zagueiro Freytes, após o fim da partida, sob a justificativa de que o atleta teria “golpeado” o adversário Luiz Araújo com o antebraço, o que, como se pode concluir das imagens do episódio, se revela absolutamente distante da realidade. Aliás, chamou atenção também o fato de o árbitro pedir calma ao atleta do Flamengo para que ele não fosse expulso.

Esperamos que, no segundo jogo da final, o Sr. Bruno Arleu de Araújo, árbitro FIFA e com experiência em muitos jogos decisivos, conduza a partida com imparcialidade e a aplicação uniforme das regras, como se espera em uma grande competição do futebol brasileiro"


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.