Fluminense regulariza reforço no BID e ganha opção para estreia na Série A

Atualizado: 26/01/2026, 18:36
Luis Zubeldía Fluminense Brasileirão

O Fluminense ganhou mais uma alternativa para a estreia no Campeonato Brasileiro contra o Grêmio. O meia-atacante Savarino teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta segunda-feira (26) e está liberado para atuar pelo clube carioca.

Jemmes celebra adaptação no Fluminense e fala sobre onde prefere jogar

Com a situação regularizada, o venezuelano fica à disposição para o duelo de estreia do Tricolor das Laranjeiras no Brasileirão. A partida contra o Grêmio está marcada para quarta-feira (28), às 19h30 (de Brasília), no Maracanã.

Savarino assinou contrato com o Fluminense por quatro temporadas. Peça importante do Botafogo nos últimos anos, o jogador quis deixar o clube, mas permanecer no Rio de Janeiro. Ele vem treinando normalmente com o restante do elenco no CT Carlos Castilho desde a semana passada.

Disputa por posição no Fluminense

Podendo atuar em todas as faixas de lado de campo e também como um meia-atacante, Savarino terá uma disputa pesada por posição dentro do Fluminense.

Com o técnico Luis Zubeldía apostando numa variação com três meio-campistas e três atacantes, o venezuelano pode fazer a função de Lima, ou atuar na vaga de Cannobio, ou Serna.

O problema maior para Savarino é bom momento vivido pelo Fluminense na temporada. Líder do Grupo A do Campeonato Carioca, o time ganhou ainda mais moral com a vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo.

Mercado da Bola do Fluminense

Savarino é o terceiro reforço do Fluminense para 2026. Antes dele, o time acertou as chegadas do zagueiro Jemmes, ex-Mirassol, e do lateral-esquerdo Guilherme Arana, ex-Atlético Mineiro.

Por outro lado, deixaram a equipe os zagueiros Thiago Silva, Luan Freitas, Manoel e Thiago Santos, o volante Dohmann e o centroavante João Neto.

Passagem vitoriosa de Savarino pelo Botafogo

Apesar da identificação de Savarino com o Botafogo, construída principalmente na campanha mágica de 2024, onde somou 14 gols e 12 assistências nos títulos da Libertadores e do Brasileirão, o cenário atual vivido pelo jogador permitiu a saída para o Fluminense.

O Botafogo atravessa um momento de ajuste financeiro, com necessidade de corte de gastos e readequação da folha salarial. Além disso, o clube negocia pendências com o Atlanta United para reverter transfer ban.

Savarino chegou ao Botafogo no início de 2024, vindo do Real Salt Lake (MLS), e também acumula passagem vitoriosa pelo Atlético-MG em 2021. No entanto, sua temporada de 2025 foi de oscilação.

O jogador lidou com lesões e, embora tenha permanecido no elenco, perdeu o status de intocável sob o comando do técnico Davide Ancelotti, sendo substituído constantemente ao longo das 48 partidas que disputou no ano, com seis gols marcados e sete assistências.