Retrospecto completo: Flamengo x Vitória - História, duelos marcantes e curiosidades

Atualizado: 22/08/2025, 16:31
Wesley tenta drible sobre jogador do Vitória

Com meio centenário de existência, o duelo entre Flamengo e Vitória opõe os maiores rubro-negros de Rio de Janeiro e Bahia, respectivamente. A verdade, porém, é que o carioca tem vantagem amplamente favorável já há alguns anos, como mostra o MundoBola Flamengo.

➕ Gerson se recupera e reforça o Flamengo contra o Vitória

E o histórico entre os dois já completou mais de 50 anos, com início em 1972, no primeiro confronto oficial entre eles. Pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo venceu por 1 a 0 no Maracanã, com gol de Paulo César Caju.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

A primeira vitória da equipe baiana, porém, viria dois anos depois. Pelo Brasileirão de 1974, Mário Sérgio marcou o gol que devolveu o placar de 1 a 0, desta vez na Bahia.

Números gerais

No geral, entretanto, a vantagem é do Flamengo. Os dois times se encontraram exatas 51 vezes em jogos oficiais na história, com 31 vitórias da equipe carioca. Foram outras dez do Vitória, além de dez empates.

Com isso, o aproveitamento do Mais Querido sobre o rival fica em 60%. Ao longo destes pouco mais de 50 anos, o Flamengo marcou 86 gols e sofreu 54. A média é de 1,68 por jogo.

Jogos marcantes

Entre os maiores placares do duelo, dois jogos destacam-se na história — um 5 a 0 para cada lado. O do Flamengo veio primeiro, no Brasileirão de 1977. Zico (2), Toninho Baiano (2) e Osni foram às redes no Maracanã, em um dia 16 de outubro.

O troco do Vitória viria 21 anos depois, nas oitavas de final da Copa do Brasil de 1998. Alex Mineiro (2), Agnaldo, Fernando e Tácio marcaram.

Na volta, o Flamengo foi para cima do Vitória e quase conseguiu reverter a diferença, mas dois gols sofridos no início complicaram tudo. Romário abriu o placar aos três minutos, mas Esquerdinha empatou aos sete e Agnaldo virou aos dez.

A partir daí, o Rubro-Negro foi com tudo para cima do rival e viu Romário marcar mais três vezes, enquanto Júnior Baiano também deixou o dele. O 5 a 2, porém, não foi suficiente para reverter a situação.

Outros dois encontros importantes marcaram a história do jogo após a virada para os anos 2000. Primeiro, os times se enfrentaram na Copa dos Campeões de 2002, na fase quartas de final.

E o Flamengo levou a melhor, em jogo único que garantiu passagem à semi. Liedson e Athirson marcaram, e o jogo terminou em 2 a 1. Na fase seguinte, o time cairia para o Cruzeiro, que seria vice para o Paysandu.

Dois anos depois, em 2004, os times decidiriam uma vaga na final da Copa do Brasil. Mais uma vez, o Flamengo levaria a melhor, com um placar agregado de 3 a 0.

Na ida, disputada no Barradão, Fabiano Eller marcou o único gol do jogo aos 37 do segundo tempo. Na volta, Ibson e Nenê, contra, selariam a passagem do Flamengo à final da competição.

A decisão, porém, seria traumática, com a perda do título para o Santo André. Até hoje, foi a última vez que Flamengo e Vitória se encontraram em uma competição de mata-mata.

Gols e artilheiros

Ao longo da história, jogos oficiais entre Flamengo e Vitória já tiveram 137 gols marcados — 84 pelo time do Rio de Janeiro, 53 pela equipe da Bahia. É raro, inclusive, encontrar um 0 a 0.

Isso aconteceu pela última vez em 2008, em jogo pela 32ª rodada do Brasileirão, na Bahia. Entre os 50 jogos, só outros dois terminaram em 0 a 0: um em 1989, outro em 1973.

E ninguém marcou mais vezes nesse embate do que o atacante Romário, autor de nove gols (todos pelo Flamengo). O duelo pela Copa do Brasil naturalmente ajudou, com quatro.

Ainda em 1998, o Baixinho anotou mais três no reencontro pelo Brasileirão, que terminou em 4 a 1 para o Flamengo. Por fim, os outros dois vieram em 1999, em um 5 a 2 pelo torneio nacional.

Confrontos no Brasileirão

Considerando apenas as partidas pelo Brasileirão, os dois times se encontraram 43 vezes, com 24 vitórias do Flamengo (56% de aproveitamento), nove triunfos do Vitória e dez empates.

O maior placar do jogo na competição é justamente o 5 a 0 do Flamengo em 1977. Fora de casa, o placar mais elástico que o Rubro-Negro já construiu foi um 4 a 1, em 1998.

O triunfo mais largo do Vitória também não fica muito atrás: 5 a 1, em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro de 2004.

Curiosidades

  • Nos últimos 21 jogos entre Flamengo e Vitória, o time da Bahia venceu apenas três vezes. O Mais Querido conquistou 12 triunfos, e o placar terminou empatado em outras seis oportunidades

  • O Flamengo marcou gols em 78% dos jogos contra o Vitória e sofreu em 66% deles. Ou seja, o confronto costuma oferecer bola na rede para os espectadores

  • A maior invencibilidade do confronto é do Flamengo — e durou cinco anos. Foram dez jogos sem perder entre 9 de abril de 1998 e 14 de maio de 2003, com nove vitórias e um empate

  • Atualmente, o Mais Querido sustenta uma série de seis jogos sem perder para o rival. Essa sequência já dura oito anos, já que o Vitória visitou a Série B no período

Confrontos em outras competições

Além do Brasileirão, Flamengo e Vitória só se encontraram por dois outros campeonatos: Copa do Brasil e Copa dos Campeões. Na primeira, o retrospecto é de um triunfo do time baiano e cinco do Flamengo.

O Vitória só conseguiu eliminar o Flamengo da Copa do Brasil uma vez, justamente no primeiro encontro (0 a 5 na ida e 5 a 2 na volta), em 1998. Nas edições de 2003 e 2004, o Mais Querido se classificou.

Na Copa dos Campeões, conforme descrito acima, o encontro foi em 2002. Em jogo único, o Flamengo venceu por 2 a 1 e foi à semifinal, onde acabaria eliminado pelo Cruzeiro.

Último jogo

A última partida entre os times aconteceu no primeiro turno do Brasileirão 2025 — e trouxe problemas ao Flamengo. O time de Filipe Luís abriu o placar em linda jogada de Arrascaeta, que roubou a bola, driblou a zaga e tocou de biquinho.

No entanto, o Vitória conseguiu chegar ao empate em chute de Wellington Rato, de fora da área. O jogador contou com um desvio providencial no meio do caminho, que enganou Rossi.

Ao 41 do segundo tempo, porém, Bruno Henrique decidiu. Varela fez boa jogada pela esquerda, cruzou e encontrou o camisa 27 — que empurrou para as redes.

@mundobolaflamengo EXCLUSIVO | Piu-Piu Gigante: Leandro Machado e a ponte rubro-negra-colorada Hoje, na estreia do Flamengo no Brasileirão contra o Internacional, o @mundobolaflamengo traz uma reportagem especial sobre um personagem que conhece bem os dois lados dessa história: Leandro Machado, o Piu-Piu. Revelado pelo Inter nos anos 90, Leandro ganhou projeção nacional ao exibir seu talento com gols e arrancadas fulminantes. Mas foi no Flamengo que ele conquistou uma legião de torcedores. Piu-Piu voou. Seu estilo leve, ousado e técnico, simbolizava uma época de transição do Mengão, marcada por altos e baixos, mas também por nomes carismáticos e memoráveis. O jogo de hoje é mais do que um confronto de gigantes. É também um reencontro com a história — a de um jogador que marcou os dois clubes e carrega no apelido a leveza, mas no legado, o peso de ter vestido uma camisa pesada e o Manto Sagrado. Piu-Piu é gigante. Lá ele. Mas é verdade. #Flamengo #Mengão #CRF #LeandroMachado #PiuPiu #FlamengoXInternacional #Brasileirão2025 #RubroNegro #MundoBolaFlamengo #GigantePorNatureza #VamosFlamengo #HistóriaDoFla #FlaMemória #MengãoÉHistória #CraquesDoFla #TBTFla #FlaInter @Flamengo @SC Internacional ♬ som original - MundoBola Flamengo


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.