Flamengo x Vasco: mudanças após o 6x1

Atualizado: 16/09/2024, 17:25
Gabigol comemora gol pelo Flamengo, com o tradicional muque; artilheiro voltou a marcar contra o Vasco

Neste domingo (15), o Maracanã receberá novamente o Clássico dos Milhões, às 18h30, válido pela 26ª rodada do Brasileirão. É o reencontro entre Flamengo e Vasco após a histórica goleada de 6 a 1 aplicada pelo Rubro-Negro ao rival. No entanto, ambas equipes passaram por grandes mudanças desde o confronto do primeiro turno.

Flamengo e Vasco, no meio de semana, garantiram classificação para as semifinais da Copa do Brasil. O Mais Querido voltou a vencer o Bahia, por 1 a 0, com gol de Arrascaeta. O alvinegro foi derrotado pelo Athletico-PR, por 2 a 1, mas avançou nas penalidades.

Flamengo x Vasco pelo Brasileirão: onde assistir, horário e prováveis escalações

As equipes enfrentarão Corinthians e Atlético-MG, respectivamente. Caso se classifiquem para a grande final, reeditarão a final de 2006. Na oportunidade, o Mengão conquistou seu segundo dos quatro títulos na competição.

Escalações de Flamengo e Vasco no 6×1

FLAMENGO: Rossi; Varela (Wesley), Fabrício Bruno, David Luiz e Viña; Allan (Pulgar), De la Cruz e Arrascaeta; Gerson (Luiz Araújo), Pedro (Gabigol) e Everton Cebolinha (Bruno Henrique).

VASCO: Léo Jardim; Maicon (João Victor), Léo, Puma Rodríguez (Zé Gabriel); Sforza (Paulo Henrique), Galdames, Payet (Praxedes) (Victor Luis), Lucas Piton, Rossi (Rayan) e Vegetti

Os gols do Flamengo foram marcados por Everton Cebolinha, Pedro, David Luiz, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol.

Mudanças no Fla

A base do time escalado por Tite foi mantida até este mês de setembro, porém a turbulência no ambiente rubro-negro aumentou. O 6×1 foi a última partida antes da Copa América, que interferiu diretamente na sequência e desgaste da equipe na temporada. Com cinco jogadores titulares ausentes, o Mengão ficou sem boa parte dos convocados durante nove partidas do Brasileirão.

Mesmo assim, o saldo, em termos de tabela, foi positivo, com a goleada em cima do rival sendo um motivador. No entanto, a quantidade de lesões musculares no Flamengo cresceu absurdamente, e o desgaste no período pode ter influenciado. Dos titulares que atuaram na partida da sétima rodada, três tiveram a temporada comprometida. Everton Cebolinha, Viña e Pedro passaram por cirurgias e só voltam a atuar em 2025.

Léo Ortiz, contratado para reforçar a zaga do Flamengo, se tornou muito importante para a equipe em outra função. Por conta de desfalques, o ex-Bragantino ganhou força como volante, se torna um dos destaques da equipe na temporada. Léo Pereira não atuou no 6×1, por conta de lesão na coxa esquerda. Com isso, David Luiz assumiu a vaga, fez bons jogos, mas o Camisa 4 recuperou seu espaço ao lado de Fabrício Bruno.

Na janela de transferências do segundo semestre, o Mengão foi ao mercado, principalmente para reposição das peças perdidas por lesões. Michael, Charly Alcaraz, Alex Sandro e Gonzalo Plata foram anunciados. Para domingo, os dois últimos devem fazer suas estreias. O “Robozinho”, se recuperando de problema muscular e o meia argentino, suspenso após expulsão contra o Corinthians, não jogam.

Mudanças no Vasco

Na goleada sofrida contra o Mengão, o tetra-rebaixado estreava o português, Álvaro Pacheco, como treinador da equipe. A experiência durou apenas quatro jogos, contando com o 6×1. Foram três derrotas e um empate, até ser demitido. Com isso, Rafael Paiva, que estava no sub-20, assumiu o time.

A mudança no comando refletiu no desempenho e na colocação no Brasileirão. De encaminhado ao quinto rebaixamento, o Vasco ressurgiu e ocupa, atualmente, a nona posição e classificado para as semifinais da Copa do Brasil.

O cruzmaltino também contratou na janela, com destaque para a vinda de Philippe Coutinho. Jogou apenas quatro partidas, se lesionou, contraiu Covid-19 e é dúvida para a partida deste domingo (15). Alex Teixeira, Souza, Emerson Rodríguez, Jean David e Maxime Dominguez foram as outras aquisições. Medel, Zé Gabriel e Praxedes não fazem mais parte do elenco.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.