Flamengo x São Paulo: confira o esquema de trânsito para o entorno do Maracanã

Atualizado: 11/07/2025, 19:39

O torcedor que for ao Maracanã neste sábado (12) para acompanhar o duelo entre Flamengo e São Paulo, às 16h30 (de Brasília), precisa ficar atento.

Análise pré-jogo: desfalques e início de trabalho marcam Flamengo x São Paulo

A Prefeitura do Rio, por meio do Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), anunciou um esquema especial que irá alterar significativamente o trânsito na região da Zona Norte e mobilizará centenas de agentes em uma operação integrada de trânsito, segurança e limpeza.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

As mudanças começam bem antes da bola rolar. A partir das 10h, já será proibido estacionar em diversas vias estratégicas. As interdições totais no tráfego de veículos terão início às 13h30, três horas antes da partida. O objetivo, segundo a CET-Rio, é garantir a segurança e a fluidez tanto para os pedestres que chegam ao estádio quanto para o tráfego de passagem.

Para garantir que o plano funcione, a operação será monitorada em tempo real. Técnicos na Sala de Situação do COR-Rio estarão de olho nas imagens das câmeras para ajustar os semáforos conforme a necessidade.

Como um reforço tecnológico, um drone sobrevoará a área, oferecendo uma visão privilegiada para as equipes em solo. Todas as alterações foram oficializadas no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (11).

Confira as interdições

Os motoristas devem se planejar, pois importantes vias de acesso ao estádio serão bloqueadas em diferentes horários:

A partir das 13h30:

  • Avenida Rei Pelé: fechamento de duas faixas no sentido Centro, no trecho entre o Portão 2 do Maracanã e o Museu do Índio.
  • Rua Professor Eurico Rabelo e vias transversais como Artur Menezes, Conselheiro Olegário e Isidro de Figueiredo.
  • Avenida Maracanã: bloqueio no sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua Mata Machado.

A partir das 14h30:

  • Avenida Maracanã: interdição também no sentido Usina, entre a Rua Mata Machado e a São Francisco Xavier.
  • Viaduto Oduvaldo Cozzi: Terá seus acessos à Avenida Maracanã fechados.

Na saída do jogo, a partir das 18h10:

  • Bloqueios na Avenida Professor Manoel de Abreu (sentido Centro) e na Rua Dona Zulmira para facilitar a dispersão do público.

Esquema de segurança

A operação não se limita ao trânsito. A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal (GM-Rio) estarão com um efetivo de 195 agentes focados no ordenamento do entorno. A fiscalização será intensa em avenidas como a Maracanã, Rei Pelé e nas ruas São Francisco Xavier e Professor Eurico Rabelo.

A GM-Rio também utilizará seus grupamentos especiais de Cães, Tático Móvel e de Operações Especiais. Para coibir o estacionamento irregular, quatro reboques estarão a postos na região.

A mensagem da Prefeitura é clara: não vá de carro. Não haverá áreas de estacionamento disponíveis para o público. A Guarda Municipal recomenda fortemente que os torcedores priorizem o transporte público. O Maracanã é bem servido por estações de metrô e trem (Maracanã e São Cristóvão), além de dezenas de linhas de ônibus que passam pelas proximidades.

Rotas alternativas 

Caso seja indispensável o uso do carro, a CET-Rio sugere os seguintes desvios:

Vindo do Centro e Zona Sul:

  • Para a Tijuca: seguir pela Avenida Paulo de Frontin e Rua Doutor Satamini, ou pela Praça da Bandeira, pegando a Rua Mariz e Barros.
  • Para Vila Isabel e Grajaú: utilizar a mesma rota da Tijuca, continuando pela Rua Major Ávila.
  • Para o Grande Méier: seguir pela Rua General Herculano Gomes e Avenida Bartolomeu de Gusmão.

Vindo da Tijuca, Grajaú e Vila Isabel:

  • Para o Centro e Zona Sul: o melhor caminho é pela Rua Conde de Bonfim e Rua Haddock Lobo.

Vindo do Grande Méier:

  • Para o Centro e Zona Sul: optar pela Rua Visconde de Niterói e Avenida Bartolomeu de Gusmão.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.