Flamengo 1x2 Fortaleza: rubro-negro perde a liderança com a derrota

Atualizado: 11/07/2024, 22:09
Gabigol com mãos na cabeça se lamentando após gol anulado em Flamengo x Fortaleza

O Flamengo foi superado pelo Fortaleza por 1 a 2, nesta quinta-feira (11), no Maracanã, em partida válida pela 16ª rodada do Brasileirão. A torcida saiu na bronca com o time, que fez bom primeiro tempo, mas voltou desorganizado na segunda etapa. Pedro segue somando gols na artilharia do campeonato.

O primeiro tempo começou muito parecido com o do jogo contra o Cuiabá. Logo nos primeiros minutos, o Fortaleza abriu o placar com gol contra de Wesley, após escanteio. No entanto, o Flamengo não sentiu o gol e continuou pressionando, até empatar com Pedro, em cobrança de pênalti. Rossi não foi acionado, enquanto o arqueiro do time nordestino fez defesas importantes.

Zico doa camisa autografada para ajudar vítimas de enchente no ES

Na segunda etapa, o time entrou desconcentrado, permitindo que o Fortaleza chegasse com mais frequência à meta de Rossi. Com os espaços, o clube cearense marcou com Lucero e se fechou para segurar o resultado.

Com a derrota, o Flamengo foi ultrapassado pelo Palmeiras e pode terminar a rodada na terceira posição, caso o Botafogo não perca. Rubro- Negro segue com 31 pontos e enfrenta o Internacional na próxima rodada.

Como foi Flamengo x Fortaleza

1º Tempo

Logo aos 5 minutos, o Flamengo teve uma grande chance de abrir o placar. Após levantamento de Luiz Araújo, Ayrton Lucas desviou de cabeça em direção a Pedro, que não conseguiu dominar. O defensor do Fortaleza acabou falhando e a bola voltou para o artilheiro, que parou na boa defesa do goleiro João Ricardo.

Assim como na partida passada, contra o Cuiabá, o Rubro- Negro tomou um gol no início da partida. Em escanteio fechado, Wesley sofreu um contato nas costas, deslocando o atleta, que acabou desviando de cabeça contra o próprio patrimônio, abrindo o placar para o Fortaleza aos 10 minutos. O lateral renovou contrato com o clube horas antes da partida. Novo acordo tem duração até o fim de 2028.

O Mengão continuou pressionando o clube cearense em busca do empate. Aos 30 minutos, o goleiro do Fortaleza fez boa defesa em chute de David Luiz, espalmando para a linha de fundo. No escanteio, a bola foi alçada à área e chegou até Pedro. O Camisa 9 quase marca um golaço de voleio, mas a bola explodiu no travessão.

Depois de muita pressão, o Mais Querido chegou ao empate com o seu artilheiro, em cobrança de pênalti. O goleador foi tocado no momento em que ia chutar a gol. A árbitra Edina Alves não exitou e apontou para a marca da cal. Em ótima cobrança, deslocando o arqueiro adversário, Pedro chegou ao seu oitavo gol no campeonato e o 91º no Maracanã (80 com a camisa do Flamengo).

Diferentemente da primeira etapa contra o Cuiabá, o Rubro-Negro imprimou um bom ritmo na primeira etapa, finalizando 11 vezes contra nenhum chute do adversário. As boas defesas do goleiro adversário, a falta de calma em alguns lances e o travessão impediram a virada ainda no primeiro tempo.

2º Tempo

A segunda etapa começou com um jogo mais aberto, com finalizações dos dois lados. A marcação do Flamengo não estava encaixada como no primeiro tempo, permitindo que o Fortaleza crescesse na partida.

Aos 18 minutos, o espaço virou prejuízo. Alan e Pulgar não encaixaram a marcação e Lucero apareceu sozinho para colocar o Tricolor do Pici à frente do placar novamente, em arremate na entrada da área. Gabigol e Léo Ortiz foram chamados por Tite logo após o gol adversário. A torcida começou a perder a paciência e vaiou Allan, ao ser substituído, e aplaudiu a entrada do Camisa 99. Fabrício Bruno foi o outro jogador que saiu.

Buscando alternativas, Tite mexeu novamente, colocando Carlinhos, no lugar de Luiz Araújo e Léo Pereira, para a saída de David Luiz. Gabigol até balançou as redes, mas, em lance ajustado, o VAR marcou impedimento. As mexidas não surtiram efeito e os mais de 57 mil torcedores presentes viram o time perder a liderança.

https://www.tiktok.com/@Mundo Bola_crf/video/7390475265056558342

James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.