Flamengo x Bahia: veja histórico do confronto na Copa do Brasil

Atualizado: 17/09/2024, 09:59
Montagem de Tite e Rogério Ceni cara a cara em Flamengo x Bahia; veja prováveis escalações dos dois times

Nesta quinta-feira (12), Flamengo e Bahia definirão quem avança para as semifinais da Copa do Brasil 2024. Quem passar, enfrenta o Corinthians, que bateu o Juventude ontem, por 3 a 1. O duelo começa às 21h45, no Maracanã. É a terceira vez que o Rubro-Negro enfrenta o tricolor baiano na história da competição.

Nos dois duelos anteriores, o Flamengo levou a melhor. O primeiro embate aconteceu em 1990, ano em que o Rubro-Negro conquistou pela primeira vez o torneio. Na ocasião, também nas quartas de final, um empate por 1 a 1 em Salvador e uma vitória por 1 a 0, em Juiz de Fora–MG, deram a classificação para o Mais Querido.

Flamengo x Bahia: Hernane acredita num jogo bem disputado

Uma década depois, em 2000, as equipes voltaram a se encontrar na competição, desta vez pelas oitavas, mas com o final sendo o mesmo. No jogo de ida, o Mengão venceu, fora de casa, por 3 a 1. No Maracanã, um empate por 1 a 1 garantiu o avanço do Mais Querido.

O Bahia nunca chegou às semifinais da Copa do Brasil, enquanto o Flamengo busca o pentacampeonato, participando das últimas duas finais, sendo campeão em 2022. Outro tabu, que envolve as equipes, está relacionado com o técnico do time baiano. Desde que se tornou treinador, Rogério Ceni nunca venceu ou sequer empatou contra o Mengão.

Técnico Rogério Ceni enfrentou o Flamengo 13 vezes e perdeu todas

Ceni teve uma passagem vitoriosa pelo Flamengo. Em 2020, conquistou o último Campeonato Brasileiro vencido pelo Rubro-Negro. Além disso, foi campeão carioca e da Supercopa de 2021. No entanto, ao enfrentar o Mais Querido, o desempenho do treinador é bem diferente.

No total, Rogério disputou 13 partidas contra o Flamengo, sendo derrotado em todas. A última delas foi pelo jogo de ida das quartas da Copa do Brasil, no qual o Fla venceu por 1 a 0 o Bahia, com gol de Bruno Henrique. Ceni também enfrentou o Fla quando esteve no comando do São Paulo, Fortaleza e Cruzeiro.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.