Flamengo x Atlético-MG: relembre os confrontos em 2006 e 2014 na Copa do Brasil

Atualizado: 26/11/2024, 11:48
time do Flamengo na copa do brasil 2006

Flamengo e Atlético-MG formam uma das maiores rivalidades interestaduais do Brasil. As equipes se enfrentarão mais uma vez em um confronto decisivo, desta vez na final da Copa do Brasil. O Mundo Bola  relembra em uma série de reportagens os duelos marcantes entre as equipes. A quarta delas é sobre os encontros na Copa do Brasil, em 2006 e 2014.

Antes da final que começa neste domingo (3), às 16h (de Brasília), Flamengo e Atlético-MG se enfrentaram três vezes na Copa do Brasil. Foram duas classificações do Rubro-Negro contra uma do time mineiro. O primeiro deles foi em 2006.

Flamengo x Atlético-MG: relembre o confronto pela Copa União de 1987

Nas quartas de final da competição, o Flamengo recebeu o Atlético-MG no primeiro jogo. Com o Maracanã com capacidade reduzida por conta das obras para os Jogos Pan-Americanos, pouco mais de 27 mil torcedores compareceram para ver o show Rubro-Negro.

Flamengo 4×1 Atlético-MG – Copa do Brasil 2006: Renato Abreu brilha e deixa classificação encaminhada

Logo aos 12 minutos, César Ramirez, pela esquerda, cruzou, a zaga atleticana não conseguiu cortar e a bola caiu nos pés de Renato Abreu. O Urubu-Rei, com muita calma e categoria, dominou e bateu rasteiro no canto para abrir o placar. O Atlético cresceu de produção e chegou a empatar, mas o gol foi anulado.

Na segunda etapa, Obina entrou no lugar de Ramirez, e a mexida surtiu efeito em apenas 18 segundos. Ele quem começa a jogada do segundo gol, acionando Juan pela esquerda, que avança e cruza, encontrando, novamente, Renato Abreu na área. De primeira, marcou o segundo do Flamengo e dele no jogo.

O ‘atônito’ mineiro não tinha reação, e o Rubro-Negro aproveitou bem o momento desorganizado do adversário. Poucos minutos de fazer o segundo, o Flamengo arrancou pelo meio com Jônatas e chutou de fora da área. Bruno defendeu e a bola sobrou para Obina, que também parou no goleiro na primeira, mas insistiu e marcou o terceiro o gol.

O time mineiro buscou uma reação e diminuiu com Marinho, após lance de azar do goleiro Diego. O Atlético até teve chance de tornar o jogo tenso, acertando uma bola na trave. Mas foi o Mengão que marcou mais uma vez. Vinícius Pacheco fez bela finta e encontrou Jônatas entrando na área, que fez o quarto gol e encaminhou a vaga.

No segundo jogo, no Mineirão, as equipes fizeram um jogo sem muita emoção, empatando sem gols. Com isso o Mengão chegou à semifinal, passando por Ipatinga e vencendo o Vasco na final, conquistando o segundo dos quatro títulos de Copa do Brasil.

Flamengo 2×0 Atlético-MG- Copa do Brasil 2014: atual campeão abre boa vantagem rumo a mais uma final

Na Copa do Brasil de 2014, o Flamengo entrou como atual campeão após conquistar o tricampeonato em 2013, contra o Athletico-PR, na época sem o “h”. O Rubro-Negro chegou à semifinal novamente e teria pela frente o Atlético-MG. Na primeira partida, no Maracanã, o Mengão foi para cima, embalado pela torcida e abriu o placar logo aos 15 minutos, com Victor Cáceres, de cabeça.

Gabriel, que vivia boa fase no Flamengo, fez linda jogada individual pela esquerda, invadiu a área e só foi parado com o defensor se jogando nela e derrubando. Pênalti marcado e convertido pelo zagueiro Chicão. A vantagem era boa para o jogo de volta.

Atlético-MG 4×1 Flamengo – Copa do Brasil 2014: uma noite para esquecer

E ela ficou consideravelmente melhor ainda no primeiro tempo da partida no Mineirão. Aos 33 do primeiro tempo, o Flamengo fez boa troca de passes até a bola chegar em Éverton, que deu uma arrancada espetacular e bateu cruzado, abrindo o placar. Com o resultado, o Rubro-Negro poderia tomar três gols que ainda se classificava, devido ao critério do gol fora.

O Atlético-MG empatou ainda na primeira etapa com Carlos, desviando meio sem querer após cruzamento. As equipes foram para o intervalo empatadas e o Rubro-Negro ainda com bela vantagem.

No segundo tempo, o time mineiro exerceu pressão inicial e virou o jogo, com Luan fazendo jogando individual, mas desarmado por João Paulo. No entanto, a bola sobrou limpa para Maicosuel fazer o segundo gol. Naquele momento, o Flamengo poderia tomar mais um gol que ainda se classificaria.

Faltando 10 minutos para o fim do tempo regulamentar, parecia que o Mais Querido chegaria à final pela segunda vez consecutiva e lutaria para manter o posto de campeão. O Atlético-MG foi tocando a bola e a defesa não apertou na marcação. Dátolo, livre na entrada da área, chutou no canto de Paulo Victor, para fazer 3 a 1. O placar ainda dava a classificação para o Fla.

Aos 38′, o zagueiro Wallace tinha a posse próximo à linha de fundo, mas acabou escorregando e cedendo escanteio para o time da casa. A defesa cortou, a bola sobrou para o Atlético-MG no rebote, que lançou novamente à área. Num bate-rebate, a bola sobrou para Luan empurrar e dar números finais a uma das eliminações mais doídas do Flamengo na última década.


Compartilhe
James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.