Flamengo se solidariza com Luighi e cobra punições 'nos rigores da lei'

Atualizado: 07/03/2025, 14:09
Luighi comemora gol do Palmeiras na Libertadores Sub-20

O Flamengo aproveitou a manhã desta sexta-feira (7) para se posicionar contra os atos lamentáveis de racismo na Libertadores Sub-20. Na última quinta, o atacante Luighi foi vítima de ataques no Paraguai.

➕ Vini Jr dá forte depoimento sobre combate ao racismo: 'Sozinho, não tenho como combater'

Na saída de campo, o jogador se irritou com a falta de perguntas sobre o tema e chegou a chorar, lamentando mais um caso em uma competição da Conmebol. O Flamengo, então, se solidarizou com o atleta. Confira a nota na íntegra:

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

"O Clube de Regatas do Flamengo repudia veementemente o crime de racismo sofrido pelo jogador Luighi, da Sociedade Esportiva Palmeiras, durante partida da Libertadores Sub-20 realizada ontem (06), no Paraguai. 

Não é o primeiro ato desse tipo e não será o último, enquanto a sociedade como um todo não entender que o racismo é crime. E que, para além disso, é um problema que todos nós devemos enfrentar de frente, combater e lutar para que seja devidamente punido com o rigor da lei. 

Esse tipo de agressão deixa marcas e dá voz a uma série de violências e desigualdades que impedem o desenvolvimento e a justiça social. Por fim, nos solidarizamos com o Luighi e mandamos todo apoio a ele nesse momento."

Órgão regulador da Libertadores, a Conmebol também se pronunciou sobre o assunto em nota, mas segue sem tomar medidas efetivas para coibir os crimes. Dessa vez, a entidade prometeu "medidas disciplinares apropriadas".

Vini Jr e Danilo também apoiam Luighi

Por meio do Instagram, Vini Jr — que convive de forma recorrente com o racismo em campos da Espanha — também saiu em defesa de Luighi. Além de parabenizar o posicionamento do jovem, o atleta cobrou a Conmebol.

Segundo ele, o órgão que rege o futebol sul-americano "nunca faz nada" para coibir novos atos de racismo. O atacante do Real Madrid ainda desejou forças ao colega do Palmeiras.

"Parabéns pelo posicionamento, mano. É triste, mas fique forte. Vamos juntos nessa luta. Até quando, Conmebol? Vocês nunca fazem nada. Nunca", indignou-se Vini.

Lateral-direito do Flamengo, Danilo também repudiou os atos e ainda atacou a Conmebol por não tomar nenhuma atitude. Para ele, a entidade só finge que se importa com o tema.

“Compartilhar esse post do Luighi é só uma forma de abraçá-lo. Mas esse post, na verdade, não vai mudar nada! Enquanto não nos unirmos e pararmos de fazer vista grossa para essa m..., as entidades responsáveis vão continuar fingindo que se importam! Conversa fiada”, publicou.

 


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.