Flamengo reencontra Allianz Parque quase 5 anos após escalar base contra Palmeiras por surto de Covid

Atualizado: 23/05/2025, 14:22
Jogadores do Flamengo se cumprimentam em campo após empate com o Palmeiras, em 2020

O Flamengo volta a campo neste domingo para um jogo que cresceu absurdamente em nível de rivalidade nos últimos anos. Contra o Palmeiras, o Rubro-Negro reencontra o Allianz Parque, palco marcado pela história contada pelos Crias do Ninho há cerca de cinco anos, em meio à pandemia de Covid.

➕ Estêvão diz que Palmeiras x Flamengo é final de campeonato

Na época, esfacelado pelas contaminações, o Flamengo precisou levar a São Paulo um time completamente alternativo, que teria a dura responsabilidade de encarar uma das equipes mais fortes do Brasil. Em um dia 27 de setembro, os meninos rubro-negros resistiram e deixaram um recado de grandeza no Allianz.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

No entanto, os meninos da base não se acovardaram e jogaram de igual para igual com o Palmeiras, que até conseguiu abrir o placar — mas viu o Flamengo igualar logo em seguida.

Escalação de Palmeiras x Flamengo naquele jogo

A edição 2020 do Campeonato Brasileiro acabou marcada pela pandemia, com times constantemente desfalcados e muitos jogos trocados de data. Neste contexto, o Flamengo também sofreu bastante.

Foram simplesmente 20 ausências no elenco para aquela partida, incluindo o técnico Domènec Torrent. O Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ) chegou a determinar que o jogo deveria ser adiado.

No entanto, a CBF pediu ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) que o jogo fosse disputado normalmente, o que foi acatado pelo órgão. Assim, o Flamengo precisou se virar para arrumar um time.

O nível de bagunça foi tão alto na época que a confirmação final de que o jogo aconteceria veio apenas dez minutos antes do apito inicial.

Com o auxiliar Jordi Guerrero à frente da equipe, o Flamengo foi ao campo do Allianz Parque com Hugo Souza; João Lucas, Natan, Otávio e Ramon; Thiago Maia, Gerson e Arrascaeta; Guilherme Bala, Lincoln e Pedro. Ainda entraram Richard Ríos, Yuri Oliveira e Lázaro.

Como foi aquele Palmeiras x Flamengo

Hoje destaque do Corinthians, o goleiro Hugo Souza foi o grande nome do Flamengo na partida. Em seu primeiro jogo como profissional, "Neneca" fechou o gol e manteve o Rubro-Negro vivo.

Na linha, os jovens botaram muita disposição e mostraram para o Palmeiras que levariam o resultado se pudessem. O time mostrou certa falta de entrosamento, naturalmente, mas se acertou com o passar do tempo.

Guilherme Bala foi outro que arrancou elogios pela atuação no Allianz Parque, enquanto Arrascaeta, Gerson e Pedro foram os responsáveis por capitanear os jovens ao longo do confronto.

Em grande tarde, Hugo Souza só foi batido após desvio em chute de Patrick de Paula, que deixou o goleiro rubro-negro sem ter o que fazer aos nove minutos do segundo tempo.

No entanto, Pedro nem deixou os mandantes comemorarem. Dois minutos depois, igualou a contagem de cabeça e manteve o Flamengo no jogo. O placar acabou não sendo mexido novamente até o fim.

Onde estão os jovens daquele jogo?

De todos os jovens que foram titulares naquela partida, nenhum segue no Flamengo em 2025. Confira abaixo o destino atual de cada um deles.

  • Hugo Souza: Corinthians
  • João Lucas: Grêmio
  • Natan: Real Betis-ESP
  • Otávio: Porto-POR
  • Ramon: Internacional
  • Guilherme Bala: Al Ahli-EAU
  • Lincoln: Athletic-MG

Flamengo e Palmeiras duelam por primeiros lugares do Brasileirão

Em um cenário completamente diferente daquele jogo, o enfrentamento entre Flamengo e Palmeiras reserva algo em comum: novamente, os dois competem pelas posições mais altas do Brasileirão.

Atualmente, a vantagem é do time paulista, que ocupa a liderança com 22 pontos. O Flamengo tem 18, e mesmo em caso de vitória não alcançaria o rival.

No entanto, o Rubro-Negro também está ciente de uma derrota seria problemática, já que permitiria ao rival abrir sete pontos de frente. Como o Brasileirão é a grande prioridade do Flamengo em 2025, é possível esperar um Rubro-Negro novamente em busca da vitória no Allianz Parque.

O duelo entre Palmeiras e Flamengo, neste domingo, está marcado para as 16h (horário de Brasília), pela décima rodada do Brasileirão 2025. 


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.