Flamengo precisa tirar lição valiosa após empate com Vasco no Brasileirão, diz comentarista

Atualizado: 22/09/2025, 19:30

O Flamengo empatou com o Vasco no Brasileirão em partida que terminou com gosto amargo. Os comandados de Filipe Luís criaram para vencer, mas o 1 a 1 permaneceu até o fim. Diante desse placar melancólico que aproxima os concorrentes ao título do campeonato, o Mengão precisa tirar uma lição.

➕ Estratégias e Dicas de Aposta na Champions League em 2025/26 

Isso quem diz é o jornalista André Rocha, que apoia algumas atitudes do Flamengo para essa partida, mas vai contra outras. Primeiramente, o comentarista defende Filipe Luís e diz que entende a ação de poupar os titulares. Porém, ressalva que aqueles que entraram tinham de fazer de tudo para se virar e buscar a vitória.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

"Se você tem uma decisão pela Libertadores, é natural que você segure muitos jogadores, poupe. É natural isso. Mas aí o elenco tem que se virar, tem que encontrar soluções, tem que tentar ganhar o jogo. E daria para ter ganhado", analisa. André Rocha.

Parte da mídia e torcida condenou a atitude de Filipe Luís em poupar jogadores. Lembrando que o técnico tomou essa decisão por conta das quartas de final da Libertadores. Após uma vitória por 2 a 1 no Maracanã, o Rubro-Negro decide sua vida contra o Estudiantes, na Argentina, quinta (25).

Flamengo deve jogar com mais indignação e raiva dentro de desconforto; entenda

Para André Rocha, o maior erro do Flamengo não foi a escalação de Filipe Luís. Segundo ele, além das chances perdidas, a postura do time teve impacto negativo.

O comentarista afirma que o Flamengo deve olhar o Vasco como referência na forma que o rival tratou o duelo. Segundo ele, o time cruzmaltino foi a campo com raiva e indignação, se negando ser derrotado pelo Mais Querido. Diante disso, aponta que o Fla deveria ter se imposto da mesma maneira.

"Eu acho que o Flamengo tem que olhar uma coisa como referência nesse tipo de jogo, nesse tipo de clássico. O Vasco jogou com raiva, indignação, não aceitando a derrota de jeito nenhum. Jogadores correram o que tinham que correr, lutaram o que tinham que lutar, com as suas limitações, mas todo mundo dando o sangue. O Rayan falando sobre nunca terem corrido tanto num jogo. Então assim, o Flamengo deveria ter se imposto", comenta.

Assim, o jornalista crava que falta indignação no Flamengo. Ou seja, enxerga um time que precisa entender que está num clássico e só aceita a vitória como resultado. Além disso, critica a maneira que a equipe produz somente no conforto, cobrando decisão em momentos chaves, como gols no final e adaptação frente a adversários que complicam jogos.

"Às vezes falta um pouco dessa indignação no Flamengo. 'Não, eu vou ganhar. Isso aqui é um clássico, a torcida conta com isso, a gente não pode deixar mais dois pontos, contra um Vasco fragilizado. Tem que ganhar'. O Flamengo tem que aprender a ganhar a força, tem que aprender a ganhar no desconforto, não pode ser só ganhar quando o cenário fica todo favorável. 'Fez o gol no início. O adversário se fragilizou. Aí administra ou então resolve o jogo no primeiro tempo e empurra com a barriga no segundo'. Não dá para ser assim", dispara André Rocha.

Inclusive, o comentarista cita o Palmeiras, avaliando que os paulistas têm essa força e caso o Flamengo não tome uma atitude, eles irão agir.

"Tem que começar a achar golzinho no final para ganhar o jogo. Tem que ser a força. É assim que se é campeão brasileiro. Se o Flamengo não fizer, o Palmeiras vai fazer", pontua.

Flamengo podia ter feito com o Vasco, o que Palmeiras fez com Fortaleza

Assim como o Flamengo, o Palmeiras decide sua vida na Libertadores no meio de semana. Os paulistas venceram também por 2 a 1 na ida, porém, decidem contra o River Plate em casa. Ainda assim, na última rodada contra o Fortaleza, Abel Ferreira mandou a campo um time bem mexido.

Após um 1⁠º tempo pegado e equilibrado entre as equipes, o Palmeiras deslanchou na segunda etapa. Titulares entraram e resolveram o jogo, finalizando 4 a 1 para a equipe alviverde. Ou seja, o Flamengo executou a mesma ideia, e só não teve a eficiência para definir o duelo contra o Vasco.

"O Palmeiras também se enrolou com Fortaleza jogando com muitas reservas. Só que aí no segundo tempo os titulares entraram, e aí a coisa fluiu. Era o que deveria ter acontecido ontem no jogo do Flamengo. O Flamengo jogou no segundo tempo, para fazer 3x1 depois que entraram os titulares, mesmo não jogando bem, mesmo errando muito o passe e tal, mas teve a chances. Poderia ter ganhado e deveria ter ganhado", declara André Rocha.

Contra o Estudiantes, mais do que nunca o Flamengo vai precisar dessa lição sugerida por André Rocha. O Mengão é superior aos argentinos, mas sabe que o duelo não será fácil e terão de ter garra. Em casa, farão de tudo para desestabilizar o Rubro-Negro e ganhar na catimba.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsAppBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.

Onabet
Onabet
4/5
proDepósito mínimo de R$1

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 136, de 22 de janeiro de 2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Aviso de Jogo Responsável: as apostas esportivas envolvem riscos financeiros. Não há resultados garantidos, e as odds podem variar até o início e durante a partida. Aposte com responsabilidade, apenas valores que esteja disposto a perder. Proibido para menores de 18 anos.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.