Eugênio Leal: sem brilho, Flamengo mostra força ao liderar Brasileirão

Atualizado: 15/04/2025, 10:42
eugenio leal critica diretoria do flamengo por caso gabigol

Mesmo diante dúvidas e críticas quanto ao desempenho recente, o Flamengo lidera o Brasileirão após três rodadas. Com duas vitórias e um empate, o Mais Querido soma sete pontos, superando o Palmeiras pelo número de gols marcados.

Flamengo x Juventude pelo Brasileirão: horário, onde assistir e prováveis escalações - 16/4/25

Superando uma "brisa" de crise que poderia chegar no Mengão após as dúvidas criadas diante da derrota para o Central Córdoba, surgem indagações sobre como mesmo desempenhando abaixo, o time comandado por Filipe Luís ainda dá resultado.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Eugênio Leal, comentarista da 'ESPN', analisou essa situação e definiu o Fla como "impressionante", explicando ainda o motivo da liderança no Brasileirão mesmo sem atingir todo seu potencial dentro de campo.

"O Flamengo é impressionante. Não tem feito atuações que encham os olhos da sua torcida, mas no Brasileiro é o líder. Empatou em casa com o Inter, venceu Vitória, venceu o Grêmio fora. E é o líder", afirma Eugênio.

O jornalista levanta a questão e responde que o motivo se dá pelo alto nível de competição que o Flamengo impõe nos jogos. Definido como uma equipe muito competitiva, o Mengão coloca os adversários fora de sua zona de conforto, tendo como métrica sempre evitar deixar quem está do outro lado a vontade.

Para Eugênio Leal isso tem muito mérito de Filipe Luís, que realça algo que é "um barato" no futebol.

"No entanto, ele está jogando abaixo do que pode e mesmo assim ele lidera o campeonato. Por quê? Porque ele é muito competitivo. Eu acho que esse é o grande barato do futebol. Isso que tem conseguido fazer até aqui o Filipe Luís: se o Flamengo não é sempre brilhante com a bola no pé, é um time que não deixa o adversário à vontade nas partidas. Exige sempre ao máximo do time com quem está jogando", definiu.

Corroborando com o que disse Eugênio Leal, o Flamengo é um time que segue boas chances para os adversários. O Grêmio, por exemplo, finalizou dez vezes (duas a mais que o Rubro-Negro). Dessas, contudo, seis foram de fora da área. Das quatro na parte interna, duas foram bloqueadas e as outras passaram longe do gol.

O mesmo se repetiu contra Internacional, Deportivo Táchira e Vitória. A exceção foi o duelo contra o Central Córdoba, no qual a defesa se mostrou mais frágil.

Flamengo busca manter liderança do Brasileirão contra Juventude

Continuando uma maratona de três jogos consecutivos do Brasileirão em cerca de uma semana, o Flamengo entra em campo novamente nesta quarta-feira (16) buscando manter a liderança da competição.

O confronto será diante o Juventude, equipe que neste início de torneio ocupa a terceira posição. A bola vai rolar no Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília).

No ano passado o Juventude não deu vida fácil para o Flamengo. No primeiro turno, em Caxias, bateu o Mengão por 2 a 1. Já no returno, apesar do Mais Querido ter conquistado os três pontos após um 4 a 2, o time do sul brigou intensamente no Maraca.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.