Flamengo lidera consumo de camisas oficiais no Brasil

Atualizado: 05/06/2025, 20:51
Novo uniforme do Flamengo exposto em praia de Fort Laudardale, nos EUA

Apesar de não ocupar o topo do ranking geral de consumo de produtos oficiais, a torcida do Flamengo reafirma sua força quando o assunto é o item mais simbólico da paixão clubística: a camisa. Segundo pesquisa da YouGov, o Rubro-Negro lidera nacionalmente a venda de uniformes oficiais nos últimos 12 meses, com 14,3% dos torcedores declarando terem adquirido ao menos uma camisa do clube.

Camisa do Flamengo sofre novas alterações para Super Mundial

O número coloca o Flamengo à frente de times como Corinthians (13,9%) e São Paulo (12,4%), clubes que completam o pódio nessa categoria. No levantamento geral de produtos licenciados, que inclui bonés, copos, bandeiras e outros, o São Paulo lidera com 30%, seguido de perto pelo Flamengo (29,4%) e Corinthians (28,2%).

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

 

Segundo o "R7", a pesquisa da YouGov ouviu mais de 70 mil brasileiros maiores de 18 anos ao longo de um ano, com metodologia contínua e ponderação estatística para garantir a representatividade entre as torcidas.

“Para os clubes, entender esse comportamento é essencial para reforçar a identidade do torcedor, transformar a paixão em fidelidade e, claro, em receita”, destacou David Eastman, diretor-geral da YouGov na América Latina.

Segundo o levantamento, a camisa dos clubes continua sendo o item mais desejado pelos torcedores de futebol. Mesmo com a alta nos preços, um em cada dez fãs afirma ter comprado um uniforme oficial nos últimos 12 meses.

Camisa do Flamengo sofre novas alterações para Copa do Mundo de Clubes

O Flamengo já havia revelado a versão especial do Manto Sagrado para a Copa do Mundo de Clubes, exibindo apenas o patrocínio master e os patches da competição. No entanto, a camisa passou por novas alterações.

Segundo o jornalista Gabriel Reis, do canal Paparazzo Rubro-Negro, a FlaBet, patrocinadora master, terá seu tamanho reduzido. A marca será menor do que a faixa horizontal preta da camisa, diferentemente do modelo anteriormente divulgado.

Outra mudança apontada pelo jornalista envolve a Shopee, patrocinadora da manga. A marca será aplicada de forma discreta, apenas na manga esquerda, posicionada após o patch do torneio. A manga direita permanecerá limpa, contendo apenas o selo da competição.

Com essas mudanças, a camisa terá apenas dois patrocinadores visíveis durante a competição: FlaBet e Shopee. Mesmo com esse acréscimo, o uniforme mantém um visual mais “limpo” do que o habitual, especialmente pela redução no tamanho do patrocínio principal.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.