Flamengo emite boletim explicando ausências de Alex Sandro e De La Cruz

Atualizado: 16/06/2025, 21:09

O Flamengo fará sua estreia na nova Copa do Mundo de Clubes da Fifa nesta segunda-feira (16) com duas ausências importantes. O lateral-esquerdo Alex Sandro e o meio-campista uruguaio Nicolás de la Cruz não foram relacionados para a partida contra o Espérance-TUN, que acontece na Filadélfia, Estados Unidos.

➕ Torcida do Flamengo transforma estátua do Rocky Balboa em Maracanã antes da estreia na Copa do Mundo de Clubes

Em um boletim de imprensa divulgado pelo clube, o Flamengo esclareceu os motivos das ausências. No caso de Alex Sandro, a decisão foi por "controle de carga". O jogador, que teve uma sequência intensa de jogos recentemente, atuando pelo Mengão e Seleção Brasileira, será poupado para evitar um desgaste maior e o risco de uma lesão.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Já a situação de De La Cruz é um pouco mais delicada. O jogador está na "fase final de recuperação de uma entorse no joelho", sofrida ainda em maio. Embora venha treinando e mostrando evolução, a comissão técnica optou por não acelerar seu retorno aos gramados, visando tê-lo em plenas condições para a sequência do torneio.

A expectativa é que ele possa estar disponível para o segundo confronto do grupo, contra o Chelsea-ING.

Flamengo escalado com Jorginho titular

O Flamengo está escalado para a sua estreia na Copa do Mundo de Clubes. A bola vai rolar às 22h (horário de Brasília) no Lincoln Financial Field.

A grande novidade na equipe titular é a estreia do volante Jorginho, recém-chegado ao clube, que já assume a responsabilidade de iniciar uma partida decisiva. Veja a escalação:

  • Goleiro: Rossi
  • Laterais: Varela e Ayrton Lucas
  • Zagueiros: Léo Ortiz e Léo Pereira
  • Meias: Pulgar, Jorginho, Gerson (C) e Arrascaeta 
  • Atacantes: Luiz Araújo e Pedro. 

A entrada de Jorginho promove uma mudança tática interessante no meio-campo rubro-negro. Jorginho formará a dupla de volantes com o chileno Erick Pulgar, o que desloca Gerson para atuar mais adiantado, provavelmente atuando da direita para o meio.

Pelo outro lado, Luiz Araújo deve ser o responsável pela velocidade e pelos dribles no lado esquerdo, função que já desempenhou em outros momentos.

No comando do ataque, a presença de Pedro foi confirmada, pondo fim às especulações de que poderia começar no banco de reservas. Com apenas dois desfalques em todo o elenco, o Flamengo chega com força máxima para buscar o sonhado bicampeonato mundial.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.