Flamengo é o clube com menos derrotas no futebol mundial desde chegada de Filipe Luís

Atualizado: 28/06/2025, 12:22
filipe luís beija medalha flamengo

Com uma nova mentalidade e um futebol que encanta, o Flamengo, sob comando de Filipe Luís, se prepara para enfrentar o Bayern de Munique na Copa do Mundo de Clubes sendo detentor de uma marca impressionante. O Rubro-Negro é o time com menos derrotas no futebol mundial desde a estreia do ex-lateral como treinador do Mais Querido.

Filipe Luís x Kompany: Danilo analisa duelo tático e elogia treinadores antes de Flamengo x Bayern

Desde o dia 2 de outubro de 2024, quando Filipe Luís assumiu o comando técnico, o Rubro-Negro entrou em campo 49 vezes em jogos oficiais (50 contando com empate contra São Paulo em amistoso) e foi superado em apenas três ocasiões. 

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

O Galatasaray-TUR também com três derrotas, mas em 44 jogos, é quem mais se aproxima. A lista segue com o Olympiakos-GRE (quatro derrotas em 42 jogos), a Napoli (quatro em 33) e o Cruz Azul-MEX (cinco em 41).

Potências europeias, como PSG e Barcelona, acumulam sete derrotas cada. O futebol africano também se destaca com Al-Ahly e Pyramids, ambos com sete revezes em 48 partidas, empatados com o belga Club Brugge.

Os números da "Era Filipe Luís" falam por si: em 49 jogos oficiais, o Flamengo acumulou 33 vitórias, 13 empates e apenas as 3 já citadas derrotas, alcançando um aproveitamento de 76,2%. A equipe balançou as redes 89 vezes e teve sua própria defesa vazada em apenas 25 oportunidades, saindo de campo sem sofrer gols em 31 partidas. Confira a lista abaixo:

Trajetória de Filipe Luís

A jornada de Filipe Luís como treinador começou de forma tão vitoriosa quanto sua carreira como jogador. Após pendurar as chuteiras no final de 2023, ele assumiu o time sub-17 do Flamengo e, logo de cara, levou a equipe ao título da Copa Rio, com direito a vitória sobre o rival Vasco em São Januário.

A sua competência o promoveu rapidamente. Com a ida de Mário Jorge para a Arábia Saudita, Filipe assumiu o sub-20 e teve a missão de preparar os campeões da Libertadores da categoria para o Mundial de Clubes. O resultado? Mais um troféu inédito para a Gávea, conquistado em uma final emocionante contra o Olympiacos, no Maracanã.

O capítulo final e mais glorioso de seu primeiro ano como técnico veio com a chance de dirigir o time profissional. Após a demissão de Tite, a diretoria rubro-negra olhou para dentro de casa e encontrou a solução.

A aposta se pagou rapidamente: a mudança de postura do time foi nítida e as grandes atuações culminaram na conquista da Copa do Brasil, após uma final eletrizante contra o Atlético-MG, fechando um ano de ouro para o novo treinador.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.