Flamengo domina a seleção da Libertadores 2025; veja o time

A Conmebol divulgou nesta terça-feira (2) a seleção da Libertadores de 2025, e o tetracampeão Flamengo dominou a lista. Campeão no último sábado (29) ao vencer o Palmeiras por 1 a 0 em Lima, o Rubro-Negro emplacou sete jogadores no time ideal da temporada, o maior número entre todos os participantes.
➕ Antes da Copa do Mundo em 2027, Brasil deve sediar Copa América Feminina
O herói do título, Danilo, aparece entre os escolhidos, assim como Rossi, Léo Pereira, Arrascaeta, Erick Pulgar, Jorge Carrascal e Pedro, que ficou fora da final por lesão na coxa esquerda. O Palmeiras, vice-campeão, teve dois representantes. Completam a lista Santiago Sosa e Emmanuel Martínez, do Racing, time eliminado pelo Fla nas semifinais.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
A seleção ideal da Libertadores 2025 é: Rossi (Flamengo); Danilo (Flamengo), Léo Pereira (Flamengo) e Gustavo Gómez (Palmeiras); Erick Pulgar (Flamengo), Santiago Sosa (Racing), Jorge Carrascal (Flamengo) e Arrascaeta (Flamengo); Flaco López (Palmeiras), Maravilla Martínez (Racing) e Pedro (Flamengo).
A lista reforça o peso da campanha rubro-negra, que terminou com o tetracampeonato da Libertadores e consolidou o clube como protagonista absoluto da edição 2025. Ainda assim, torcedores sentiram falta de alguns nomes na postagem da Conmebol, em especial o de Jorginho. A seleção não conta com um treinador.
Desempenho dos jogadores da Seleção da Libertadores 2025
- Rossi (Flamengo)
Agustín Rossi faz a sua melhor temporada da carreira, e a Libertadores foi o palco de algumas das melhores atuações. Dois jogos foram os mais marcantes: brilho para classificar o Flamengo nos pênaltis contra o Estudiantes e a atuação contra o Racing na semifinal. Mas a toda a campanha vale destaque, peça-chave do time para sofrer apenas cinco gols.
- Danilo (Flamengo)
Danilo disputou 6 dos 13 jogos do Flamengo na Libertadores, 4 como titular. Além das atuações seguras, a presença na seleção se deve muito ao desempenho na final contra o Palmeiras. O defensor marcou o gol do título e ainda impediu finalização de Vitor Roque nos minutos finais.
- Léo Pereira (Flamengo)
O camisa 4 é o defensor com mais partidas pelo Flamengo na temporada. Ele apresentou consistência durante a campanha e ainda marcou um gol importante na fase de grupos: tento sobre o Deportivo Táchira no Maracanã para garantir a classificação ao mata-mata.
- Gustavo Gómez (Palmeiras)
Se Léo Pereira foi o pilar defensivo do Flamengo nesta temporada, Gustavo Gómez faz isso há anos no Palmeiras. O zagueiro e capitão comanda o sistema defensivo, com destaque para a imposição física e duelos aéreos, além de ter um papel ofensivo. Ele marcou dois gols na Libertadores 2025.
- Erick Pulgar (Flamengo)
Pulgar também faz parte da engrenagem do Flamengo de Filipe Luís. Além de cobrir uma grande fatia do campo nas coberturas defensivas, o maior destaque está na distribuição com bola. O Camisa 5 acertou 88% dos passes na Libertadores, sendo que metade das tentativas são no campo ofensivo. Ou seja, é parte fundamental tanto para recuperar a bola quando para criar jogadas.
- Santiago Sosa (Racing)
Eleito até como destaque do torneio por portais de estatística, Santiago Sosa foi um dos principais jogadores defensivos da competição. O volante terminou a competição com médias de 3 interceptações, 3 desarmes, 3 recuperações de bola e 8 rebatidas por jogo. O argentino ficou fora do jogo decisivo contra o Flamengo por uma fratura no rosto, resultado de choque com o próprio companheiro.
- Jorge Carrascal (Flamengo)
Carrascal ganhou protagonismo no mata-mata, especialmente na semifinal contra o Racing. Com dribles, conduções e presença ofensiva constante, o meia colombiano foi o responsável pelo gol que colocou o Flamengo na final. Isso porque, com o empate em Avellaneda, o agregado ficou 1 a 0. Vale destacar também o bom desempenho na decisão.
- Arrascaeta (Flamengo)
Eleito o melhor jogador da Libertadores 2025, Arrascaeta comandou a criação do Flamengo durante toda a campanha. O uruguaio marcou dois gols, contra Central Córdoba e Internacional, o suficiente para ser o artilheiro rubro-negro do torneio. Além disso, deu uma assistência: o passe para o gol do título de Danilo.
- Flaco López (Palmeiras)
Foi a principal referência ofensiva do Palmeiras e terminou empatado na artilharia, com sete gols. Destaque para os dois gols sobre o River Plate, nas quartas de final, e tento importante contra o Bolívar na altitude.
- Maravilla Martínez (Racing)
Motor ofensivo do Racing, Martínez se destaca pela capacidade de finalização e jogar entre os defensores rivais. Terminou como artilheiro da Libertadores com sete gols, empatado com Flaco López, e foi decisivo para o time chegar até a semifinal.
- Pedro (Flamengo)
Pedro marcou dois gols na campanha, um nas oitavas contra o Internacional e outro nas quartas sobre o Estudiantes. Atuou até a semifinal antes de se lesionar e foi importante nas construções ofensivas do Flamengo, o que garantiu sua presença na seleção da Libertadores 2025.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.














