Novo Dome? Flamengo cogita ex-auxiliar de Mourinho, diz jornalista

Atualizado: 01/11/2023, 21:00
rui faria flamengo

A torcida do Flamengo foi surpreendida por uma informação dada pelo jornalista Julio Gomes, do UOL, na manhã deste domingo (19). De acordo com a apuração do profissional, a diretoria rubro-negra também irá se reunir em Portugal com o ex-auxiliar técnico de José Mourinho, Rui Faria. O português tem 46 anos e teve seus agentes contactados no último sábado.

Faria é jovem e só treinou um clube na carreira: Al Duhail, do Catar. No futebol periférico, chegou a levantar o título da Copa do Emir, mas deixou o clube um ano depois por questões internas. Ainda segundo a publicação, o ex-braço direito do renomado José Mourinho recusou uma oferta do Besikitas recentemente, já que possui filhos que vivem na Inglaterra. Ou seja, seria um bom desafio para Marcos Braz e Bruno Spindel convencerem de aceitar o projeto do Flamengo.

Quem é Rui Faria, possível novo alvo do Flamengo

Faria trabalhou diretamente com Mourinho durante 17 anos. No dia-dia, era considerado o ”braço direito” do técnico e não só apontado como um simples auxiliar. Rui sempre foi um grande conhecedor da “periodização tática”, método de treinamento desenvolvido em Portugal e que se disseminou entre vários treinadores importantes no Velho Continente. Ao todo, conquistou 26 títulos com Mourinho, encerrando a parceria em 2018.

Após o fim do vínculo com Rui Faria, Mourinho disse em entrevista: ”O miúdo é agora um homem. O estudante inteligente é agora um especialista do futebol, pronto para uma carreira de sucesso como treinador principal”.

Leia também: Advogado de Jesus sobre Flamengo: “Ele nunca disse não”

Flamengo trouxe ex-auxiliar de Guardiola e não deu certo

domenec-guardiola

Caso Rui Faria for contratado, seria a segunda experiência do Flamengo com ex-auxiliar de um grande técnico europeu. Em 2020, o Mais Querido foi à Espanha e buscou Domènec Torrent, que trabalhou com Pep Guardiola durante uma década.

Torrent e Guardiola se uniram na temporada 2007/08, assumindo o Barcelona B. Na época, a equipe jogava a quarta divisão da La Liga, mas sob o comando da dupla, os catalães subiram para a terceira e venceram os playoffs que os classificavam para a segunda divisão. Com o sucesso, ambos foram promovidos e assumiram a equipe principal do Barça em maio de 2008. No comando da lendária equipe de Messi, Xavi e Iniesta, foram vitoriosos anos até 2012, com conquistas marcantes como a Champions League, Mundial de Clubes e La Liga.

Por ter tido sucesso ao lado de Torrent, Guardiola convidou seu auxiliar para continuar com ele nos próximos desafios, e ambos se mudaram para o Bayern de Munique. No clube alemão, conquistaram títulos como a Bundesliga e Mundial. Já em terras inglesas, a principal taça foi a da Premier League, pelo Manchester City. Ao todo, foram 24 troféus conquistados pela dupla.

Em junho de 2018, Torrent teve o desejo de ser o treinador principal de uma equipe, e se separou de Guardiola para assumir o New York City FC. Na primeira temporada ficou em terceiro lugar na conferência leste, garantindo um lugar na fase de playoffs (mata-mata), mas acabou sendo eliminado na primeira rodada. 

No ano seguinte, o treinador terminou em primeiro lugar no leste, naquela que foi a melhor temporada da história no New York City. Nos playoffs, terminou eliminado novamente, desta vez nas semifinais. Torrent deixou o clube da MLS em novembro de 2019.


Compartilhe
Yago Martins
Autor
Jornalista formado pela Unisuam, 27 anos, natural do Rio de Janeiro. Atua na comunicação desde 2018, com passagens por rádio, TV e portais esportivos. Apaixonado por esporte e jornalismo.