Flamengo 5x0 Fortaleza: Mengão goleia e vai para o Mundial como líder do Brasileirão

Atualizado: 01/06/2025, 20:30

O Flamengo goleou o Fortaleza e assumiu a liderança do Brasileirão. Com gols de Arrascaeta, Luiz Araújo (2), Evertton Araújo e Michael, o Mais Querido se despede do Brasil e inicia a preparação para a Copa do Mundo de Clubes, que começa dia 16.

➕ Melhores momentos: Flamengo 5x0 Fortaleza - Brasileirão 2025

Enfrentando um Fortaleza em má fase, o Mengão fez valer a superioridade, dominando todo o jogo, e não largando o osso. Mesmo com o jogo já resolvido logo no início do segundo tempo, a equipe de Filipe Luís se manteve em cima, com substituições ofensivas e para aumentar ainda mais o saldo de gols.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Com a derrota do Palmeiras, antes da pausa para o Mundial, o Flamengo se firma mais do que nunca, nesse momento, como o grande postulante ao título. Chegando aos 24 pontos, na liderança, o Rubro-Negro tem um ponto a mais que o 2⁠º colocado Cruzeiro.

Como foi Flamengo e Fortaleza

Mostrando imposição, volume e a característica pressão desse time do Filipe Luís, o Flamengo alugou o campo de defesa do Fortaleza, encurralando o adversário que tinha seus 11 jogadores atrás da linha do meio de campo por boa parte da primeira etapa.

Desde o início do jogo, a ideia do Fla se mostrou clara, buscando infiltrações de Bruno Henrique e Arrascaeta, com triangulações e aproximações em especial na entrada da área. Essa foi a dinâmica da partida, com BH e Arrasca conseguindo algumas finalizações, e em outros casos esbarrando na defesa serrada do Fortaleza.

Até que aos 29 minutos, se nomes como Luiz Araújo e Cebolinha não estavam achando esse último passe, Léo Ortiz, como um verdadeiro camisa 10, espetou a bola para Arrascaeta, que saiu de cara com João Ricardo, abrindo o placar pro Mengão.

Depois do gol, naturalmente o Fortaleza se viu obrigado a se soltar mais, achando algumas escapadas, principalmente no lado direito, com aproximações de Pochettino com Marinho, e ultrapassagens de Tinga. No entanto, sempre esbarrando na ótima partida de Alex Sandro, que anulou na primeira etapa, a principal arma do adversário.

2⁠º Tempo

Mesmo com 1 a 0 no placar, o Flamengo entrou no segundo tempo com a gana pela vitória lá em cima.

Tanto que aos três minutos, após cruzamento na área, a bola sobrou para Varela, que ajeitou para Evertton Araújo, que ampliou para 2 a 0.

Aos 15, Luiz Araújo ampliou, novamente com uma troca de passes dentro da área adversária que sobrou para Arrascaeta, ajeitar para o 7 marcar o terceiro.

A pressão continuou, e aos 28 virou goleada. Michael aproveitou belo cruzamento de Varela, na sua segunda assistência do jogo, e mandou na gaveta num sem pulo.

Fechando o placar, Pedro, que havia entrado minutos antes, aproveitou bobeada de Zé Welisson, roubou a bola e com o campo livre serviu Luiz Araújo de calcanhar, marcando o 5⁠º do Flamengo e o seu segundo no jogo.

Nos últimos minutos o Rubro-Negro apenas administrou o jogo, aguardando o apito final de uma partida que não precisou nem de acréscimos.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.