Filipe Luís relembra duelos com Enzo Maresca em campo: 'Joguei 6 vezes contra'

Atualizado: 19/06/2025, 19:30

O confronto entre Flamengo e Chelsea nesta sexta-feira (20), pela segunda rodada do Grupo D da Copa do Mundo de Clubes, reserva um capítulo especial à beira do campo. De um lado, o rubro-negro Filipe Luís; do outro, o comandante dos Blues, Enzo Maresca.

Filipe Luís projeta 'jogo de sacrifício' contra Chelsea e aposta na força do elenco do Flamengo

O que para muitos é um duelo inédito entre um técnico em ascensão e um nome já consolidado na Europa, para os protagonistas é um reencontro de velhos conhecidos dos gramados espanhóis.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Em coletiva de imprensa, Filipe Luís puxou pela memória os tempos de jogador e relembrou os embates que teve não só com um dos atletas do elenco atual do Chelsea, mas também com seu treinador.

"Eu lembro dos jogos contra o Andrey Santos, jogamos contra em jogos de Flamengo e Vasco, um grande clássico. Eu também joguei contra o Maresca, seis vezes", comentou o técnico do Flamengo, revelando um histórico de confrontos diretos com o italiano.

Retrospecto em campo é favorável ao italiano

Uma análise dos confrontos diretos enquanto atletas mostra um retrospecto favorável ao italiano, que na época defendia as cores de Sevilla e Málaga.

O primeiro encontro data de dezembro de 2006, com uma vitória expressiva do Sevilla de Maresca por 4 a 0 sobre o Deportivo La Coruña, de Filipe Luís. Aquele seria o prenúncio de uma série de resultados positivos para o italiano.

Ao todo, nos seis jogos em que se enfrentaram, Maresca saiu vitorioso em cinco. A única vitória de Filipe aconteceu na temporada 2007/08, quando o La Coruña venceu por 2 a 1 o Sevilla.

Com a camisa do Atlético de Madrid, Filipe enfrentou Maresca em apenas uma oportunidade. Em 2011, atuando pelo Málaga, o italiano entrou aos 39 do segundo tempo e balançou a rede, marcando o terceiro gol da equipe sobre o time da capital, no antigo Vicente Calderón. 

Agora, mais de uma década depois, o destino os coloca frente a frente novamente, mas em posições diferentes. 


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.