Filipe Luís é o 'segredo' que garantiu a estabilidade do Flamengo, indica Nathália Ferrão

Atualizado: 04/03/2025, 20:32
Danilo e Alex Sandro conversam com Filipe Luís em campo

Começando sua carreira, mas com um potencial enorme por tudo que vem representando e apresentando no comando do Flamengo, Filipe Luís foi descrito pela jornalista Nathália Ferrão, da 'ESPN', como a chave do sucesso do Rubro-Negro.

➕  Transpiração x Inspiração: Vasco pode lutar, mas Flamengo tem talento

Durante o programa 'F90', da ESPN, a jornalista apontou os motivos que fizeram Filipe Luís mudar Flamengo ainda mais de patamar desde que assumiu, começando 2025, assim como terminou 2024, voando.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Nathália destaca a filosofia e a implementação de jogo que Filipe Luís conseguiu com maestria aplicar no seu time. Além disso, entender as características do elenco e utilizá-lo da melhor forma, foi outro trunfo.

"Filipe Luís. Para mim ele é o cara que conseguiu dar o norte de jogo coletivo e individual para esse Flamengo. Outros treinadores passaram, com um elenco muito semelhante a esse, poucas peças ali que mudavam, e não conseguia fazer esse time render. Ele entendendo a característica, sabendo onde colocar cada jogador e colocando a sua ideia, a sua filosofia ao Flamengo, desde o final da temporada passada, em um espaço muito curto, vem entregando muito futebol", avaliou Nathália.

Além disso, a comentarista pontuou a variação tática e adaptação que Filipe Luís oferece ao seu time, que mesmo em cenários diferentes e até com muitos jogadores diferentes, mantém intensidade e identidade.

"Quando precisa jogar com três atrás, ele joga. Quando precisa jogar com um posicionamento diferente no meio de campo, mais combativo, ele joga. E ele não perde a identidade dele, que é a intensidade, a entrega dos jogadores. Isso é mérito dele", declarou.

Por fim, avalia que mesmo com muitos jogadores de qualidade disponíveis, sendo alguns no auge de sua forma técnica, como é o caso de Gerson, Filipe Luís ainda sofre com desfalques constantes, e não está com talvez o principal jogador do clube a sua disposição, Pedro.

"Óbvio que tem jogadores que individualmente jogam e estão jogando muito, o caso do Gerson é um, Bruno Henrique voltando a jogar da forma como se espera. Vale lembrar que ele não tem o Pedro, que é um jogador diferente também para esse ataque. Mesmo assim, ele encontrou alternativas, encontrou repertório", declarou.

Flamengo tem futebol mais estável do país, diz Nathália Ferrão

Analisado por muitos como o melhor futebol do Brasil, Nathália Ferrão foi além e classificou o Flamengo também como o "futebol mais estável" até aqui.

A jornalista aponta isso diante o ritmo que o Rubro-Negro imprime nos jogos, dando pouca brecha para o azar e não abaixando sua intensidade, ofensiva e defensiva.

"Talvez o futebol mais estável, se a gente for pensar do término da temporada passada e o início dessa temporada. O Flamengo pouco oscila, pouco demonstra que vai ao longo dos 90 minutos entregar um jogo ou perder a intensidade, a identidade, e eu acho que isso passa muito pelo Filipe Luís", definiu.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.