Filipe Luís aponta solução improvável para o Brasil competir com a Europa

Atualizado: 29/06/2025, 20:26

O técnico Filipe Luís não buscou desculpas fáceis para a eliminação do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes. Após a derrota por 4 a 2 para o Bayern de Munique, no Hard Rock Stadium, em Miami, o comandante rubro-negro fez um diagnóstico duro e cirúrgico sobre o abismo que hoje separa o futebol brasileiro do europeu.

Próximos jogos do Flamengo: Santos, Fluminense e RB Bragantino

Em sua análise, Filipe Luís reconheceu que, embora o plano tático do Flamengo tenha surtido efeito em vários momentos do jogo, a superioridade técnica do adversário foi decisiva.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

"Uma coisa, sim, vimos no campo. Eu acredito que o nosso plano deu certo, que a gente conseguiu pressionar bem o Bayern, conseguimos tirar a bola deles, conseguimos ter chances de gol. Infelizmente, eles são melhores. E estão os melhores nessa elite do futebol", disse Filipe.

A partir dessa constatação, o técnico aprofundou sua reflexão, tocando no ponto central que, para ele, impede uma competição mais equilibrada.

"O nível entre o futebol brasileiro, sul-americano e europeu é tão enorme que é intransponível", declarou.

Questionado sobre o que poderia ser feito para diminuir essa diferença, Filipe Luís apontou para uma solução que ele mesmo classificou como "impossível" no cenário atual: manter os talentos no Brasil.

"O que fazer para que isso não seja assim? Não vender jogadores. Impossível", lamentou.

Filipe Luís cita Vini Jr para responder questionamento

Para ilustrar o impacto, o técnico do Flamengo usou um craque formado nao Ninho do Urubu.

"Se o Vinicius Júnior não tivesse saído, hoje teríamos o melhor jogador do mundo jogando com a gente. E por que eles saem? Porque querem jogar na elite do futebol. E é muito simples. São os melhores", destacou.

Apesar da franqueza sobre a disparidade, Filipe Luís não descartou a possibilidade de vitórias pontuais, como o próprio Flamengo fez contra o Chelsea.

"Que nós poderíamos ter vencido o jogo, que poderíamos até vencer o campeonato, claro que sim, no futebol tudo pode acontecer. Mas isso não tirará a realidade que existe, que esses times são muito bons. Não é nenhum problema reconhecer", concluiu.

O Flamengo agora volta a focar no Brasileirão, do qual é líder e nas copas do Brasil e Libertadores.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.