Fifa cogita playoff para definir adversário do Flamengo no Mundial

Atualizado: 30/03/2025, 21:27

A Fifa está considerando a realização de um playoff em jogo único entre o América-MEX e o LAFC-EUA, para decidir quem substituirá o León no grupo do Flamengo no Mundial de Clubes, caso a equipe mexicana seja realmente retirada do torneio após o julgamento da CAS (Corte Arbitral do Esporte). A informação é da "ESPN".

Mundial de Clubes: James Rodríguez sobe o tom contra exclusão do León

O León foi excluído do Grupo D do Mundial em 23 de março, quando a Fifa determinou que sua inclusão violaria as regras da competição, que proíbem a presença de times com o mesmo proprietário. O clube é controlado pelo Grupo Pachuca, que também é dono do Pachuca.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

O plano da entidade máxima do futebol será implementado caso o León perca sua apelação à CAS, que será julgada em 23 de abril, em Madri. Durante o processo na capital espanhola, o Alajuelense, da Costa Rica, também apresentará seus argumentos, pois pleiteia uma vaga no Mundial.

O tribunal esportivo aceitou a petição do time costarriquenho e estabeleceu o prazo até 2 de abril para que todas as partes apresentem suas demandas. Após o envio da documentação, todos aguardarão o veredicto no dia 23 de abril, em Madri. Até lá, a Fifa não anunciará o substituto.

Segundo informações da ESPN, a Fifa está analisando nos bastidores as possíveis ações em caso de exclusão definitiva do León.

O plano mais forte no momento é realizar um jogo entre o LAFC, vice-campeão da Liga dos Campeões da Concacaf 2023 (na qual o León foi campeão), e o América, que possui a melhor classificação no ranking da Concacaf.

Técnico do América comenta possibilidade

Ao ser questionado sobre a possível classificação para o Mundial, o técnico do América, André Jardine, expressou sentimentos contraditórios sobre a situação.

"O León deveria estar no Mundial. Eu sinto muito pela instituição, e gostaria que fosse encontrara uma solução para que eles pudessem estar lá", comentou o brasileiro.

Para Jardine, a vaga deve ser conquistada dentro das quatro linhas.

"Neste ano, ninguém ainda ganhou a Liga dos Campeões da Concacaf, que é um sonho para nós e um objetivo muito claro. Lideramos a maioria dos torneios mexicanos e também o ranking da Concacaf. Se me perguntarem se quero ir ao Mundial, é certo que eu gostaria, mas ganhando esse direito em campo, destacou.

Enquanto não há uma decisão, Flamengo, Chelsea e Esperánce-TUN aguardam a definição do adversário no Grupo D.

@mundobolaflamengo EXCLUSIVO | Piu-Piu Gigante: Leandro Machado e a ponte rubro-negra-colorada Hoje, na estreia do Flamengo no Brasileirão contra o Internacional, o @mundobolaflamengo traz uma reportagem especial sobre um personagem que conhece bem os dois lados dessa história: Leandro Machado, o Piu-Piu. Revelado pelo Inter nos anos 90, Leandro ganhou projeção nacional ao exibir seu talento com gols e arrancadas fulminantes. Mas foi no Flamengo que ele conquistou uma legião de torcedores. Piu-Piu voou. Seu estilo leve, ousado e técnico, simbolizava uma época de transição do Mengão, marcada por altos e baixos, mas também por nomes carismáticos e memoráveis. O jogo de hoje é mais do que um confronto de gigantes. É também um reencontro com a história — a de um jogador que marcou os dois clubes e carrega no apelido a leveza, mas no legado, o peso de ter vestido uma camisa pesada e o Manto Sagrado. Piu-Piu é gigante. Lá ele. Mas é verdade. #Flamengo #Mengão #CRF #LeandroMachado #PiuPiu #FlamengoXInternacional #Brasileirão2025 #RubroNegro #MundoBolaFlamengo #GigantePorNatureza #VamosFlamengo #HistóriaDoFla #FlaMemória #MengãoÉHistória #CraquesDoFla #TBTFla #FlaInter @Flamengo @SC Internacional ♬ som original - MundoBola Flamengo


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.