Felipe Melo critica sistema defensivo do Flamengo e afirma que faltou concentração: 'Não pode levar gol'

Atualizado: 22/05/2025, 15:12
felipe-melo-melhores-atacantes-do-brasil

O Flamengo venceu o Botafogo-PB por 4 a 2 e garantiu sua classificação para as oitavas da Copa do Brasil. Placar que poderia ter sido mais elástico, terminou como alerta pelos gols sofridos, em ponto que chamou atenção do ex-jogador e comentarista, Felipe Melo.

➕ Notas de Flamengo 4x2 Botafogo-PB: vaga tranquila, mas defesa liga o alerta

Segundo o comentarista, o que mais lhe chamou atenção na vitória e classificação do Flamengo foi os gols que o time tomou, avaliando a forma que aconteceu e o nível de concentração envolvido.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

"O que me chamou atenção nesse jogo foi que o Flamengo tomou dois gols. A forma que tomou e o nível de concentração que tem que se manter sempre elevado para um jogo como esse", destacou Felipe Melo.

Não sofrer gol traria confiança para o jogo contra o Palmeiras

Após a classificação, o Flamengo voltará as atenções totalmente para talvez aquele que seja a partida mais importante neste primeiro terço do Brasileirão.

O Rubro-Negro visita o Palmeiras, no Allianz Parque, em partida determinante para as pretensões do clube no torneio.

Dessa forma, para Felipe Melo, o fato de evitar ao máximo tomar gols, aumentaria a confiança do time para um jogo desse tamanho.

"Próximo jogo do Flamengo é o Palmeiras fora de casa... E você passar em branco, sem tomar gol, é sempre muito importante para o sistema defensivo. Dá confiança. Então, assim, o máximo de jogo que você puder não tomar gol é sempre muito importante", analisou.

O ex-volante/zagueiro comentou sobre a importância e como afeta no psicológico, olhando para as próximas partidas, não tomar gols da forma que o Mengão sofreu diante o Botafogo-PB.

"Eu penso assim, pensando na zaga, pensando nos jogos futuros, que é muito importante a zaga de grandes clubes não tomar gol. Isso é importante demais para o psicológico do sistema defensivo", explicou Felipe Melo.

Como exemplo, Felipe usa o próprio Palmeiras, próximo adversário do Flamengo. Segundo o comentarista, o time paulista não sofreria gols como o Fla sofreu, avaliando que a equipe alviverde tem um entorno que não deixa faltar concentração.

"Você não vê o Palmeiras, por exemplo, num jogo como esse aí, tomar dois gols. Porque o entorno não deixa faltar a concentração. Eles têm essa gana de falar assim: não, a gente não pode tomar gol", disparou.

Zagas da qualidade do Flamengo não podem sofrer gols, define Felipe Melo

Analisando o nível do adversário e a qualidade do sistema defensivo do Flamengo, Felipe Melo chamou atenção para como a defesa rubro-negra não pode tomar dois gols como tomou.

Segundo o comentarista, o Mengão tem uma das melhores zagas do continente, logo, não pode sofrer assim.

"Zagas como a do Flamengo, no meu modo de pensar, são uma das melhores zagas que nós temos aí, não só do Brasil, mas do nosso continente. Toda a defesa do Flamengo, toda ela é de seleção Então assim, não pode tomar dois gols", analisou.

Filipe Luís mandou a campo um time com o sistema defensivo composto por: Varela, João Victor, Danilo e Ayrton Lucas. Na segunda etapa, Wesley entrou.

Felipe Melo alerta sobre nível de concentração do Flamengo

Uma das principais críticas que o Flamengo tem enfrentado é sobre a maneira como encara os jogos.

Contra o Botafogo-PB, após menos de 10 minutos já ter resolvido a classificação, para Felipe Melo, faltou concentração, o que permitiu os deslizes defensivos que resultaram nos dois gols do adversário.

O ex-jogador chamou atenção para esse fator, avaliando que os jogadores do Rubro-Negro precisam manter o foco independente do adversário e competição.

"Esse nível de concentração não importa se é um jogo considerado jogo treino ou se é uma final de Libertadores. O nível de concentração dentro de campo tem que ser sempre o mesmo. Porque isso aí são coisas que de repente vão influenciar no futuro. E acreditem, influenciam no futuro. Você toma um gol aqui, daqui a pouco você vai tomar outro gol ali, outro lá...", ponderou Felipe Melo.

O próximo compromisso do Flamengo será contra o Palmeiras, neste domingo (25), às 16h (horário de Brasília), no Allianz Parque.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.