Expulsão de Evertton Araújo escancara falta de critério na arbitragem após áudio do VAR

Atualizado: 02/11/2025, 09:39
Entrada de Gustavo Gomez, jogador do Palmeiras, que não resultou em expulsão/falta de Evertton Araujo em Flamengo x Sport, no qual o volante rubro-negro tomou o vermelho

Durante o duelo entre Flamengo x Sport, Evertton Araujo acabou expulso por entrada dura no adversário. O lance gerou polêmica, não pela dúvida sobre um cartão vermelho ou não, mas sim, pela falta de critério da arbitragem brasileira. O áudio do VAR foi divulgado pela CBF e escancarou ainda mais esse grave defeito.

➕ Guia de Apostas na Libertadores 2025: odds, palpites e dicas para lucrar nos jogos decisivos

O lance no qual Evertton Araujo acabou expulso, foi extremamente semelhante com um no qual Gustavo Gomez, do Palmeiras, não foi punido na rodada anterior. O volante dividiu a bola e manteve o pé na jogada, acertando a canela do adversário com uma solada. Em Palmeiras x Cruzeiro, o zagueiro paraguaio fez a mesma coisa.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

A avaliação do VAR foi de que após acertar a bola, Evertton Araujo mantém a perna esticada. Eles apontam que o volante do Flamengo poderia ter evitado o contato, mas a dobra só depois. Usando o termo de se manter "em riste".

"Depois do chute, ele continua com a perna esticada e acerta o joelho do jogador. Ele tem intensidade. Poderia ter evitado o contato, mas mantém a perna em riste. Perna só dobra após o contato", disse o VAR.

O árbitro Fernando Antônio Mendes foi a monitor e mudou sua opinião. Em campo, num primeiro momento não viu intensidade no contato e deu só amarelo. Assistindo ao lance, ele concorda com a perna em riste e decide pela expulsão.

"Trava da chuteira, acima do joelho, perna tá em riste. Vou voltar com o vermelho", avaliou o juiz.

VAR muda critério em expulsão de Evertton Araujo

No jogo entre Palmeiras x Cruzeiro, Gustavo Gómez proporcionou um lance igual ao de Evertton Araujo. A semelhança parou por aí e não chegou na punição. Apesar das regras serem a mesma para ambas as jogadas, a interpretação dos árbitros tem se mostrado completamente hipócritas e absurdas.

Neste lance do Gustavo Gómez em questão, a avaliação foi de que o zagueiro paraguaio atinge sem querer o adversário e não tem tempo hábil para recolher o pé.

Confira o áudio do VAR:

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsAppBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.