Ex-presidente do Flamengo dá receita para Corinthians se reestruturar: 'Vergonha na cara'

Em meio a uma das mais graves crises institucionais e financeiras de sua história, o Corinthians ouviu de um dos arquitetos do bem-sucedido modelo de gestão do Flamengo o que é preciso para sair do buraco: uma dose de "vergonha na cara".
➕Flamengo recebe R$ 14 milhões e encerra pendência com Corinthians por venda de Matheuzinho
A declaração do ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, veio à tona coincidentemente um dia depois de o presidente do Conselho Deliberativo corintiano, Romeu Tuma Júnior, afirmar que o alvinegro "quer ser como o Flamengo".

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Em entrevista ao canal "Benja Me Mucho", do apresentador Benjamin Back, o ex-mandatário rubro-negro, responsável por iniciar a reestruturação que transformou o Flamengo em uma potência financeira no futebol brasileiro, foi taxativo ao analisar a situação do clube paulista. Para ele, a solução não reside em fórmulas complexas, mas em princípios básicos de gestão.
"É muito mais uma coisa de atitude, de postura, de vergonha na cara. O que você precisa fazer no Corinthians, o que se fez no Flamengo, você aprende em Administração Financeira 1. Não tem nada assim de estratosférico", destacou.
Bandeira aponta pilares para reestruturação
A receita apontada por Bandeira de Mello é amarga e exige uma mudança cultural profunda na gestão do Parque São Jorge. Segundo ele, os pilares para a reconstrução são "postura, responsabilidade e credibilidade". A partir disso, "as pessoas acreditam", afirmou.
O ex-dirigente do Mengão também ressaltou que o maior trunfo que Corinthians e Flamengo compartilham, e que seria o motor para qualquer virada, é a força de suas torcidas.
"Para quem tem 30 milhões de torcedores, não é impossível. O maior ativo que o Flamengo tem, que o Corinthians tem, que o Vasco, o Palmeiras, é a torcida", apontou.
Romeu Tuma disse ontem que gostaria que o #Corinthians se tornasse um #Flamengo!
— Benjamin Back (@benjaminback) August 2, 2025
Por coincidência, o entrevistado do #BenjaMeMucho nessa próxima 3ªf é justamente #EduardoBandeiraDeMelo
Mas vejam o que disse o ex-presidente do Flamengo sobre o que falta ao Corinthians!
Ou seja,… pic.twitter.com/YJJVVgLltL
As declarações ocorrem em um momento em que o Corinthians se vê afundado em dívidas que ultrapassam os R$ 2 bilhões e enfrenta uma turbulência política sem precedentes. Enquanto isso, o Mais Querido estima que vá arrecadar próximo dessa quantia, escancarando a diferença entre as duas equipes.














