Ex-Flamengo, Marcelo Moreno larga aposentadoria para jogar de graça e mira vaga na Copa do Mundo

Atualizado: 06/02/2026, 11:03
Marcelo Moreno comemorando gol pelo Flamengo em 2013.

O atacante Marcelo Moreno, que teve passagem marcante pelo futebol brasileiro e vestiu a camisa do Flamengo em 2013, decidiu suspender sua aposentadoria. Aos 38 anos, o maior artilheiro da história da Seleção Boliviana acertou sua volta ao Oriente Petrolero, clube que o revelou, jogando de graça.

CRB anuncia contratação de ex-zagueiro do Flamengo

O anúncio oficial foi feito pelas redes sociais da equipe de Santa Cruz de la Sierra, que exaltou a atitude do atacante.

"Não cobrará nenhum dinheiro e chega com o objetivo de ir à repescagem com a seleção. Parabéns, ídolo! A promessa se cumpriu", publicou o clube boliviano.

De olho na Copa do Mundo de 2026

O retorno de Moreno aos gramados tem uma motivação clara que é disputar a Copa do Mundo de 2026. A Bolívia terminou as Eliminatórias Sul-Americanas em sétimo lugar e garantiu vaga na repescagem mundial.

O experiente centroavante quer estar em forma para ajudar seu país no duelo decisivo contra o Suriname, marcado para o dia 26 de março, em Monterrey, no México. Se vencer, a Bolívia enfrentará o Iraque no dia 31, valendo a tão sonhada vaga no Mundial. Moreno é o recordista de jogos (108) e gols (31) pela sua seleção.

Passagem sem brilho no Flamengo

A passagem de Marcelo Moreno com o Manto Sagrado ocorreu em 2013, quando o jogador desembarcou no Rio de Janeiro cercado de expectativas. O atacante chegou ao clube no início daquele ano com a missão de assumir a titularidade do ataque após a saída de Vagner Love, chegando inclusive a estrelar comerciais do programa de sócio-torcedor do clube.

No entanto, sua passagem foi marcada pela dificuldade em se firmar na equipe principal e ele acabou não caindo nas graças da torcida rubro-negra. O boliviano perdeu espaço gradativamente com a ascensão meteórica de Hernane Brocador, que entrou bem na equipe, virou titular absoluto e encerrou aquele ano como artilheiro da Copa do Brasil e do futebol brasileiro, com 36 gols.

Ao todo, Marcelo Moreno disputou apenas 21 jogos pelo Flamengo e marcou cinco gols. Ao fim do período, o Rubro-Negro manifestou que não tinha intenção de exercer a opção de compra, e o jogador retornou ao Grêmio, clube que detinha seus direitos e para o qual ele se apresentou na pré-temporada seguinte.

 


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.