Ex-Corinthians e São Paulo avalia Flamengo pós-Copa: 'Enfraquecido'

Atualizado: 10/07/2025, 18:51
Equipe do Flamengo antes da partida contra o Espérance

À medida que a Copa do Mundo de Clubes se aproxima de sua grande final, marcada para o próximo domingo (13) entre Paris Saint-Germain e Chelsea, o desempenho das equipes brasileiras se torna pauta de análises e debates. Entre os quatro representantes do país, o Flamengo é apontado pelo ex-meio-campista Danilo, como o clube que retorna ao Brasil em uma posição mais delicada.

Classificação da Copa do Mundo de Clubes: Flamengo é o 11º; Botafogo é o pior entre os brasileiros

O Flamengo, em particular, chegou aos Estados Unidos com grande expectativa, ostentando um dos elencos mais caros e qualificados das Américas. A grande vitória por 3 a 1 sobre o Chelsea, finalista do torneio, mostrou que o Rubro-Negro tinha potencial de bater de frente com grandes clubes europeus.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

No entanto, a campanha do Mais Querido foi interrompida precocemente pelo Bayern de Munique, em uma partida que terminou 4 a 2 para os alemães na fase de oitavas de final.

Durante o programa "Arena SBT", Danilo, que conquistou o título mundial com o São Paulo em 2005 e com o Corinthians em 2012, ofereceu sua perspectiva sobre o impacto da eliminação para o Flamengo. Para ele, a queda precoce pode gerar consequências negativas no ambiente da equipe.

"O Flamengo, queira ou não, todo mundo esperava mais. É um dos melhores times do Brasil, com elenco melhor, mais opções de jogadores", afirmou o ex-jogador.

Danilo acredita que Flamengo sai enfraquecido

Ele complementou, destacando como a pressão por resultados pode afetar o vestiário rubro-negro no restante da temporada.

"O ambiente, quando não se ganha e sai de um campeonato como foi agora, pode atrapalhar um pouco. Eu acho que o Flamengo sai mais enfraquecido", concluiu Danilo.

O fato do Flamengo ter sido penalizado pelos seus próprios erros, pode gerar o efeito contrário ao que Danilo diz. O Rubro-Negro, que foi o clube brasileiro que mais conseguiu propor jogo contra os europeus, pode ter aprendido com a experiência e os erros se traduzirem numa melhora significativa na equipe, que já vinha sendo o melhor clube do país.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.