Luis Fabiano pede Pedro na Seleção Brasileira: 'É um artilheiro nato'

Atualizado: 30/04/2025, 08:52
Pedro relembra lesão no início do ciclo da Copa e destaca importância de Dorival

Ex-atacante de passagem por times como São Paulo, Vasco e Sevilla-ESP, entre outros, Luis Fabiano foi só elogios ao atacante Pedro, do Flamengo. Segundo ele, o centroavante "é o camisa 9 da Seleção".

➕ Casagrande indica trio ideal para jogar com Pedro na Seleção Brasileira

Hoje atuando como comentarista, Luis Fabiano elogiou o retorno de Pedro ao futebol, após sete meses de recuperação por lesão grave no joelho. Desde que voltou, o atacante fez quatro gols em cinco jogos.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Das cinco partidas, porém, Pedro não atuou durante os 90 minutos em nenhuma. Introduzido aos poucos, o atacante esteve em campo por 181 minutos — cerca de dois jogos completos.

"Acho que sim. Não vejo nenhum atacante, hoje, melhor que o Pedro. Apesar de ele estar voltando de lesão, voltou muito bem. É um artilheiro nato", exaltou Luis Fabiano.

E Luis Fabiano fala com a propriedade de quem já teve sucesso com a camisa da Seleção. O ex-atacante chegou a disputar a Copa do Mundo de 2010 e decidiu a Copa das Confederações de 2009.

Com autoridade para opinar, pois o ex-camisa 9 disputou a Copa do Mundo de 2010 e foi o grande nome da conquista da Copa das Confederações em 2009.

Na visão do ex-São Paulo, Pedro não apenas se destaca como goleador, mas também vem apresentando mais recursos técnicos. Luis Fabiano lembrou, inclusive, o repertório de jogadas do atacante nesta fase de retorno.

"E não só artilheiro, porque ele sabe jogar com os companheiros. Hoje, para mim, ele seria o camisa 9 da Seleção. Isso [driblar] é inédito, ele não fazia isso. Não era uma característica dele", completou.

Luis Fabiano iniciou sua carreira profissional na Ponte Preta, após passagens pelas categorias de base de Guarani e Ituano. No fim dos anos 1990, se transferiu para o Rennes, da França, que o emprestou ao São Paulo em 2001. A partir de 2002, passou a defender o clube paulista em definitivo. Depois de atuar no Porto e no Sevilla, voltou ao Brasil em 2011 para o São Paulo e encerrou a carreira com passagens por Tianjin Tianhai, da China, e Vasco.

Luis Fabiano, do Brasil, tenta controlar a bola sob pressão de André Ooijer, da Holanda, durante a partida das quartas de final da Copa do Mundo da FIFA África do Sul de 2010 entre Holanda e Brasil no Estádio Nelson Mandela Bay em 2 de julho de 2010
Foto: Doug Pensinger/Getty Images

Luís Fabiano já disse que Pedro "não era ideal" para Seleção

A opinião do ex-atacante representa uma mudança flagrante em relação ao que Luis Fabiano pensava no passado. Em 2022, "Fabuloso" disse que não via Pedro como ideal para a titularidade da Seleção.

Na época, Luis Fabiano falava da convocação de Tite para a Copa do Mundo do Catar. Para ele, o número menor de oportunidades do atacante o descredenciava como titular do Brasil na competição.

"Apesar de estar fazendo um grande campeonato, acho difícil colocar o Pedro agora. Não tem condições, o peso de uma Copa e com a camisa 9?", questionou.

Ao comentar a situação do jogador do Flamengo na época, Luis Fabiano chegou a dizer que escalaria Gabriel Jesus no ataque. Ao fim da Copa do Mundo, o ex-Palmeiras acabou sendo bastante criticado.

"O Pedro joga muita bola, mas acho que tinha que ser mais testado. Ele começou a jogar agora. Eu colocaria o Gabriel Jesus, pelo momento. Força, confiança, fazendo gol, saindo para jogar", completou Luis Fabiano.

Pedro e Seleção Brasileira

A história de Pedro na Seleção Brasileira ainda não é tão respeitável como a de Luis Fabiano. Não tanto por culpa do jogador rubro-negro. Ainda pelo Fluminense, lesionou-se gravemente após ser convocado para a Seleção pela primeira vez.

Recuperado e já no Flamengo, fez parte do plantel de Tite na Copa do Mundo do Catar, mas não teve muitas chances de mostrar seu futebol. E foi na Granja Comary, convocado por Dorival Júnior, que machucou o joelho — sua última grande lesão.

Seja Carlo Ancelotti ou até mesmo Abel Ferreira, resta saber se a nova comissão técnica da Seleção Brasileira também enxerga em Pedro o camisa 9 ideal.

Pedro, por sua vez, segue ganhando minutos aos poucos após a recuperação. Na última partida, brilhou com dois gols na vitória por 4 a 0 sobre o Corinthians.

Provavelmente sem Pedro, já que o técnico do Flamengo ensaia um time alternativo, o clube enfrenta o Botafogo-PB nesta quinta-feira (1º), às 20h (horário de Brasília), em São Luís, pela estreia na Copa do Brasil.

 


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.