Estádio no Gasômetro: previsão feita pelo Flamengo recebe alertas

Atualizado: 05/07/2024, 10:02
projeto estádio flamengo

O desejo do Flamengo é ter seu estádio próprio no Gasômetro construído em cinco anos a partir da data da compra do terreno. Pelo menos é o que planeja inicialmente o presidente Rodolfo Landim. Em live no no YouTube, o arquiteto Fabricio Chicca, do canal Mundo na Bola, opinou que o plano não é irreal, mas existem riscos.

“Estamos no processo de compra do terreno. Além do processo da compra, você tem que ter a posse para dar a entrada nos projetos. Depois que o Flamengo realizar o pagamento, começa a se desenvolver o projeto. Começa a construção e depois busca as licenças finais. O Landim falou em cinco anos. Acho cinco anos possível, mas existe uma matriz de risco”, alertou o especialista.

Estádio, SAF e mais: o que pensa MGM, candidato a presidente do Flamengo

Na visão de Chicca, o Flamengo teria que antes de tudo contratar uma empresa para elaborar uma estratégia de concurso internacional entre construtoras interessadas. Sendo assim, o Rubro-Negro precisaria criar um edital para que a organização que se interessasse em levantar o estádio do Flamengo, se adeque a uma série de requisitos.

“O que eu faria? Contrataria uma empresa para criar um concurso internacional para o estádio. Prepararia também uma concorrência entre construtoras. Antes de ter um projeto pronto, eu teria um edital de credenciamento, para saber se as empresas que vão construir o estádio do Flamengo possuem capacidade. Isso seria o processo de habilitação”, pontuou.

Arquiteto pede atenção com o projeto e cita empresa que Flamengo contratou por Gasômetro

“Quanto mais desenvolvido estiver o projeto, menor será o risco. Se o projeto for feito muito rápido, as construtoras irão ter menos informações. Elas irão ter que imaginar: ‘Como iremos fazer isso?’, então vale a pena gastar tempo na elaboração do projeto. Talvez não dê tempo de um concurso internacional de arquitetura. Neste caso, contrate um escritório que tenha experiência, pode ser essa empresa que o Flamengo contratou. Parece que são capazes, não tenho certeza”, concluiu.

Projeção de estádio do Flamengo no Gasômetro; Paes revelou que clube vai ajudar na mobilidade urbana
Foto: Divulgação

A empresa citada é a Arena Events + Venues. A marca se destaca por ter especialistas com experiências em eventos e locais esportivos e até fez um acordo com a Conmebol para consultoria de infraestrutura técnica dos estádios da Copa América. Foi a Arena que criou o esboço do projeto que vazou na imprensa.


Yago Martins
Autor
Jornalista formado pela Unisuam, 27 anos, natural do Rio de Janeiro. Atua na comunicação desde 2018, com passagens por rádio, TV e portais esportivos. Apaixonado por esporte e jornalismo.