Eric Faria e Felipe Melo dão sugestão radical para arbitragem de Flamengo x Palmeiras

Atualizado: 10/10/2025, 13:06
Anderson Daronco sinaliza marcação enquanto Pedro, no chão, aplaude e Arrascaeta só observa durante um Flamengo x Palmeiras

Com o clima bélico que tomou conta do Brasileirão após os seguidos erros de arbitragem, Eric Faria e Felipe Melo deram uma sugestão surpreendente para o quadro que vai apitar Flamengo x Palmeiras. Na opinião dos dois, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deveria buscar um juiz em outro país, como Inglaterra ou Itália.

➕ Jogo do Flamengo contra o Palmeiras: CBF define critério para decidir arbitragem

A sugestão veio no "sportv", durante debate sobre as repetidas polêmicas de arbitragem no futebol brasileiro — muitas delas a favor do Palmeiras. Eric Faria, então, disse acreditar que não há um árbitro local capaz de sustentar a pressão em caso de erro em um jogo dessa magnitude. Os dois se enfrentam no dia 19 de outubro.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

"Eu não vejo, hoje, um juiz capaz de apitar esse jogo. Brasileiro, não vejo. Vai virar um inferno a vida desse cara. Vão pegar erro dele contra o Flamengo, contra o Palmeiras. Eu traria um árbitro da Inglaterra, da Itália. Nem da América do Sul, porque mal ou bem, apita a Libertadores", disse Eric Faria.

Na visão do jornalista, seria benéfico ter um estrangeiro no comando da partida, alguém absolutamente sem envolvimento com o jogo. Eric ainda fez questão de ressaltar que não se tratava de uma crítica aos árbitros brasileiros, mas até uma questão de proteção após o clima escalar tanto.

"Traz um cara que vai chegar aqui sábado, não tem nada a ver com a história, não sabe de nada. Vai chegar, apitar e vai embora no dia seguinte. E não é nada contra os árbitros brasileiros, tá? Tenho o maior respeito por eles, a gente está inclusive defendendo a profissionalização", afirmou.

Felipe Melo concorda e dá exemplo

Ex-jogador de futebol com passagens por Flamengo e Palmeiras, Felipe Melo concordou com a sugestão de Eric Faria e ressaltou o estrago que um erro poderia fazer na carreira do árbitro escalado. Esse perigo não existiria para um estrangeiro, que atuaria sob muito menos pressão.

O ex-atleta ainda frisou que outros países adotam modelos do tipo, como a Arábia Saudita. Passando por um longo processo de sportswashing e injetando dinheiro no futebol local, o país investe também em árbitros estrangeiros em alguns dos principais jogos da liga.

"Já existe uma pressão enorme, sabe? E você imagina, são seres humanos. Você imagina se existe um erro? Porque pode existir um erro que não seja bizarro, mas um erro normal. Acabou a vida desse cara. Lá na Arábia, eles estão fazendo isso. Tem jogo com árbitros de fora", pontuou Felipe Melo.

Jornalista sugere árbitros para Flamengo x Palmeiras

A partir daí, Eric Faria passou a analisar os possíveis nomes escalados para o confronto. Excluindo as federações de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, envolvidas diretamente na batalha pelo título, restaram três árbitros: Anderson Daronco, Rafael Klein e Wilton Pereira Sampaio. De fato, opções bem ruins.

"Quem, hoje, poderia apitar esse jogo? Vamos lá: Daronco, que é do Rio Grande do Sul. Você tem que eliminar São Paulo, Rio e Minas, porque o Cruzeiro está envolvido. Tem o Klein e o Wilton. Hoje, no universo que a gente entende de como o processo é feito na CBF, de escolhas para os jogos mais importantes, é um desses três", completou Eric.

Antes de se preocupar com o Palmeiras, porém, o Flamengo ainda tem compromisso pela frente contra o Botafogo. Após a pausa para a Data Fifa, o Rubro-Negro encara o rival no dia 15 de outubro, no Engenhão. A bola rola a partir de 18h30 (horário de Brasília).

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsappBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.