Inter e Atlético-MG buscam se organizar antes de confrontos decisivos com Flamengo

Atualizado: 14/06/2025, 11:38
Atlético-MG 2 x 0 Internacional pela décima segunda rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena MRV

Enquanto o Flamengo representa o futebol brasileiro e sul-americano na Copa do Mundo de Clubes da Fifa, nos Estados Unidos, seus próximos adversários em mata-matas na Libertadores e Copa do Brasil, respectivamente, Internacional e Atlético-MG, aproveitam uma longa e forçada pausa.

Bragantino perde, Cruzeiro empata, e Flamengo segue líder do Brasileirão

Mas esse período de "descanso" para eles não significa tranquilidade. Pelo contrário, os dois rivais chegam para a segunda metade da temporada vivendo realidades bem distintas do Flamengo e repletas de desafios.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Internacional em péssima fase

O adversário nas oitavas de final da Libertadores, o Internacional, chega para a pausa com o sinal de alerta no máximo. A situação no Campeonato Brasileiro é dramática: o time gaúcho enfrenta simplesmente o pior início de sua história na era dos pontos corridos.

Com apenas 11 pontos somados em 12 rodadas, o Colorado amarga a 17ª posição, dentro da zona de rebaixamento. O aproveitamento pífio de 30,6% reflete um time instável e com sérios problemas.

Após começar a temporada embalado pelo título gaúcho e conquistar um empate contra o Flamengo na estreia do Brasileirão, o time vive em declínio, embora tenha passado em primeiro em seu grupo na Libertadores, coisa que o Rubro-Negro, em chave mais fácil, não conseguiu.

Para se ter uma ideia da gravidade, nem mesmo em 2016, ano de sua queda para a Série B, o Inter tinha um desempenho tão ruim a esta altura do campeonato. Naquela temporada, somava 20 pontos. A campanha atual é um retrato fiel de uma equipe que luta para se encontrar, com apenas duas vitórias na competição.

Enquanto o Flamengo estará medindo forças com gigantes europeus, o Inter terá a missão de usar a pausa para tentar, de alguma forma, se reorganizar para um confronto de Libertadores contra o clube a ser batido no continente.

As equipes vão se enfrentar três vezes seguidas. Além dos dois jogos das oitavas de final da Libertadores, as equipes também jogam pelo Brasileirão.

  • 13/08 - Flamengo x Internacional (Libertadores)
  • 16/08 - Internacional x Flamengo (Brasileirão)
  • 20/08 - Internacional x Flamengo (Libertadores)

Atlético-MG reencontra seu algoz na Copa do Brasil

O reencontro na Copa do Brasil será contra um velho conhecido: o Atlético-MG. A equipe vive um momento de maior estabilidade que o Inter, mas longe de ser uma unanimidade.

O time mineiro fechou o primeiro semestre com o título do Campeonato Mineiro, mas a conquista veio com uma campanha de recuperação após um início com time sub-20. Na Sul-Americana, a expectativa de uma classificação tranquila no grupo não se confirmou. O time tropeçou na última rodada e, em vez da vaga direta, terá que disputar os playoffs contra o Atlético Bucaramanga, da Colômbia, adicionando mais dois jogos decisivos ao seu calendário.

No Brasileirão, o Atlético-MG também oscilou. Após um começo ruim, com duas derrotas e dois empates nas quatro primeiras rodadas, a equipe engatou uma sequência de invencibilidade. Atualmente, ocupa a sétima posição com 20 pontos, colado no G-6. É um time competitivo, mas que já demonstrou vulnerabilidades.

A pausa para a Copa do Mundo de Clubes servirá para o Atlético recuperar jogadores e ajustar a rota. No entanto, o time mineiro, que decidiu a última Copa do Brasil contra o Mengão, sabe que encontrará um Flamengo ainda mais cascudo e embalado pela experiência internacional.

Assim como contra o Inter, o Flamengo terá uma sequência de três jogos contra o Atlético.

  • 26/06 - Flamengo x Atlético-MG (Brasileirão)
  • 30/07 - Flamengo x Atlético-MG (Copa do Brasil)
  • 06/08 - Atlético-MG x Flamengo (Copa do Brasil)


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.