Em baixa no Grêmio, Cristaldo pode sair em 2026

O Grêmio entra em campo nesta quarta-feira (18) para enfrentar o Vasco, na Arena, com uma mudança obrigatória no meio-campo que pode reabrir as portas para uma peça outrora fundamental.
➕ Grêmio x Vasco: CBF define árbitro envolvido em polêmica para duelo na Arena
Com a suspensão de Edenilson, o técnico Mano Menezes precisa definir o substituto para a articulação da equipe. A disputa está entre Monsalve e Franco Cristaldo.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Para o camisa 10 argentino, o jogo pode representar uma das últimas oportunidades de mostrar que ainda pode ser a solução, e não um problema, para o Tricolor.
Cristaldo em baixa no Grêmio
A trajetória de Cristaldo no Grêmio é marcada por uma curva descendente. O meia desembarcou em Porto Alegre como uma convicção pessoal da diretoria liderada por Alberto Guerra. As negociações com o estafe do jogador, então destaque do Huracán, iniciaram antes mesmo da vitória na eleição presidencial de 2022.
Confirmado em dezembro daquele ano, Cristaldo custou cerca de US$ 4,5 milhões (R$ 24 milhões na cotação da época), tornando-se a contratação mais cara do clube para a temporada de 2023.
Três anos depois, no entanto, o cenário é oposto. A um ano do término de seu vínculo (dezembro de 2026), o argentino perdeu o prestígio com a torcida e a confiança da comissão técnica.
A atual temporada reflete o momento crítico. Cristaldo já soma dois meses sem figurar entre os titulares. Mano Menezes tem optado por uma formação mais robusta, com três volantes, utilizando Edenilson na ligação entre defesa e ataque em detrimento do meia de origem.
Em 2025, Cristaldo disputou 42 jogos, mas foi titular em apenas metade deles. Seus números ofensivos são tímidos: apenas dois gols (ambos marcados na mesma partida, uma goleada sobre o São Luiz) e três assistências.
O camisa 10 atuou os 90 minutos em apenas uma oportunidade neste ano, ainda na estreia do Gauchão, contra o Brasil de Pelotas.
Em seu primeiro ano, sob a batuta de Luis Suárez, Cristaldo teve sua melhor performance, somando 11 gols e 12 assistências, sendo peça chave no título do Gauchão e no vice-campeonato brasileiro.
No ano passado, mesmo já questionado por parte da arquibancada e em meio à luta contra o rebaixamento, o argentino ainda entregou números: foram 13 gols e cinco assistências em 59 jogos (47 como titular).
Concorrência e futuro de Cristaldo
A perda da titularidade não se deu apenas pela queda técnica, mas também pela busca de alternativas. Monsalve, contratado em julho de 2024, chegou para fazer sombra ao argentino. O colombiano, contudo, também não conseguiu se firmar, sofrendo com a mesma irregularidade.
Diante da inconstância dos "camisas 10", tanto Renato Portaluppi, quanto Quinteros e agora Mano Menezes, encontraram em Edenilson a válvula de escape tática para o setor.
Agora, com a eleição do novo presidente Odorico Roman, o elenco passará por uma rigorosa reavaliação. A nova cúpula gremista ainda não possui um diagnóstico individual fechado, mas a situação de Cristaldo é monitorada com atenção.
Com contrato até o fim de 2026 e um custo elevado, uma saída, seja por venda ou empréstimo, não é descartada na próxima janela de transferências caso o jogador não retome o bom futebol.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Whatsapp, Bluesky, Threads, Twitter (X), Instagram e Facebook.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.













