Dono do Atlético-MG coloca Flamengo em outro patamar no futebol brasileiro; confira

Atualizado: 07/06/2025, 18:48

Em entrevista coletiva concedida na manhã deste sábado (7), na Arena MRV, Rafael Menin, um dos donos da SAF do Atlético-MG, deixou claro que o Flamengo está em outro patamar financeiro no cenário nacional.

Flamengo terá sequência contra Atlético-MG por Brasileirão e Copa do Brasil

Ao lado do pai, Rubens Menin, o dirigente da "Galo Holding" fez um balanço sincero sobre os desafios econômicos enfrentados pelo clube mineiro e usou o Rubro-Negro como exemplo de modelo fora da curva.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

"O futebol brasileiro passou por uma inflação brutal nos últimos cinco anos", afirmou Rafael, ao explicar o aumento expressivo nos custos para manter jogadores de ponta.

"Um atacante que ganhava 600 mil reais quando começamos o projeto, hoje recebe mais de um milhão. Isso impacta diretamente no planejamento e torna difícil manter um time ultracompetitivo", complementou.

Flamengo como exceção no futebol brasileiro

Ao comentar a realidade financeira dos clubes brasileiros, Menin não hesitou em destacar o Flamengo como a única equipe capaz de manter um elenco com profundidade e alto nível técnico em todas as posições.

“Nos números de 2024 comparados com os de 2020, o gasto por atleta subiu. Hoje temos dificuldade em ter um elenco com 30 jogadores do mesmo nível. Realmente não tem como ter. Acho que o único clube que consegue isso hoje, talvez seja o Flamengo”, disse. Veja abaixo:

Segundo o empresário, essa disparidade se reflete não só no Atlético-MG, mas também em clubes como São Paulo, Botafogo e as equipes do sul do país, que têm encontrado obstáculos semelhantes para equilibrar folha salarial, contratações e dívidas.

Flamengo e Atlético-MG farão sequência de confrontos

Uma coincidência parecida com a dos jogos contra o Internacional acontece em Flamengo x Atlético-MG. Os times se enfrentam nas oitavas de final da Copa do Brasil, e o fim de julho e início de agosto serão muito intensos no confronto.

Antes de enfrentar o Atlético-MG pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o Flamengo terá outro compromisso contra a equipe mineira, desta vez pelo Campeonato Brasileiro. Os dois primeiros confrontos acontecerão no Maracanã, enquanto a partida decisiva será em Belo Horizonte.

O primeiro duelo entre os times será no dia 26 de julho, pelo Brasileirão. Já quatro dias depois, em 30 de julho, os clubes voltam a se enfrentar no mesmo palco, agora pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, conforme a data-base divulgada pela CBF.

Após essa sequência, o Rubro-Negro faz uma pausa nos confrontos diretos com o adversário para encarar o Ceará, fora de casa, no dia 2 de agosto, também pelo Campeonato Brasileiro. Por fim, a decisão da vaga para as quartas de final da Copa do Brasil será em 6 de agosto, na Arena MRV.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.