Diretora do Flamengo detalha sucesso digital do clube e planos para expansão global

Atualizado: 24/08/2025, 14:55
Flavia Da Justa e João Guilherme

Flávia da Justa, Diretora de Comunicação e Conteúdo do Flamengo, foi convidada de João Guilherme no "Mengocast" da última semana. Ela detalhou a estratégia que está transformando o clube em uma potência digital e de entretenimento em escala mundial. Longe de se contentar com a glória dentro das quatro linhas, o Flamengo se posiciona como um ecossistema de negócios robusto. A meta é alcançar quase R$ 2 bilhões em faturamento.

➕ Flamengo x Vitória: palpites e odds para jogo do Brasileirão

Com 75 milhões de seguidores e gerando impressionantes 11 bilhões de impressões anuais, o clube já é o maior fora da Europa em presença digital. "O Flamengo é uma marca global, não apenas brasileira", afirmou Flávia.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Ela ressalta que o desempenho na última Copa do Mundo de Clubes, da qual foi o segundo clube com maior engajamento no YouTube e o terceiro mais buscado no Google, é uma prova concreta dessa internacionalização.

Flavia trouxe mais informações que certificam o gigantismo rubro-negro no mundo digital. Por exemplo, um em cada cinco brasileiros se declara flamenguista, sendo 82% desses torcedores de fora do Rio de Janeiro. Nas redes, cada postagem do clube tem uma interação 31% maior que a do segundo colocado no ranking nacional.

Pilares da gestão do Flamengo

Com uma carreira de 40 anos no mundo corporativo, Flávia da Justa detalhou a profissionalização da gestão do clube, que agora se organiza em três verticais de negócio:

  1. Esporte: abrangendo o futebol profissional, as categorias de base, os esportes olímpicos e o futebol feminino, com receitas provenientes de transmissões e venda de atletas. 

  2. Entretenimento: onde a criatividade ganha campo, com a Flamengo TV, as experiências de Match Day no Maracanã, o programa de sócio-torcedor, patrocínios e licenciamento de produtos. 

  3. Formação e legado: focado na construção do futuro com as escolas de esporte, o museu do clube e as atividades sociais.

Sucesso e futuro da Flamengo TV

A Flamengo TV surge como a joia da coroa neste projeto. Em apenas cinco meses, a plataforma se consolidou na cobertura de futebol e se prepara para expandir seu conteúdo para áreas como música, moda e cultura. O objetivo é transformar a Flamengo TV em uma fonte de receita tão significativa que seja capaz de, por si só, "contratar jogadores".

A recente parceria com o ídolo Zico, que agora comanda um programa no canal, é descrita como um "golaço de placa". O intuito é reforçar a credibilidade e a conexão com a história do clube 

Colocar o torcedor no centro de todas as decisões é o mantra da nova gestão. Iniciativas como a venda de transmissões de jogos para torcedores que vivem no exterior (FlamengoTV.live) e a busca por melhorias contínuas na experiência dentro do estádio são exemplos práticos dessa filosofia. 

Ao final, a visão estratégica é transformar o Flamengo em uma "mídia house". Ou seja, capaz de vender experiências e mídia para grandes marcas, como já acontece em parcerias com Netflix e o jogo Clash Royale.

Contudo, para a torcedora Flávia da Justa, o maior sonho continua sendo no gramado: "Ganhar o próximo Mundial de Clubes". É a combinação perfeita entre a paixão do futebol e a frieza dos negócios, pavimentando o futuro de um Flamengo cada vez mais global.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.