Diniz quebra cabeça para definir dupla de zaga contra Grêmio

Atualizado: 14/11/2025, 10:24
Fernando Diniz de braços cruzados na beira do campo de jogo do Vasco

Fernando Diniz trabalha para definir a zaga titular do Vasco contra o Grêmio, na próxima quarta-feira (19), às 21h30, em Porto Alegre. Sem Carlos Cuesta, convocado pela Colômbia, o treinador enfrenta uma semana inteira de treinos com opções reduzidas para definir quem será a dupla de Robert Renan. 

'Toca no coração': Andrey Santos declara amor ao Vasco, fala em retorno e brinca com PH sobre Copa do Brasil

Robert é o único nome garantido na defesa. Titular absoluto desde que chegou, o zagueiro tem atuado em todas as partidas sob o comando de Diniz e mantém posição assegurada. A dúvida está justamente ao seu lado.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Sem Cuesta, Lucas Freitas, Lucas Oliveira e Mauricio Lemos são os zagueiros de origem disponíveis. Contudo, apesar de treinar normalmente, Lemos faz mais parte dos planos e não é relacionado há mais de três meses.

Uma alternativa é a improvisação de Hugo Moura, repetindo o que ocorreu na última vez em que Cuesta esteve indisponível. Na ocasião, contra o Vitória, o volante foi escalado como zagueiro titular. A solução é uma possível novamente, especialmente diante da necessidade de consistência defensiva.

Lucas Freitas, recuperado de um trauma no joelho, também surge como opção. O defensor participou de 35 jogos na temporada e já atuou ao lado de Robert Renan por 65 minutos no empate com o Ceará. Mesmo assim, o jogador perdeu espaço nos últimos meses e ainda luta para recuperar prestígio. 

O zagueiro chegou a ganhar minutos no início de outubro, mas a atuação no 3 a 0 sofrido para o Palmeiras o recolocou no fim da fila. 

A convocação de Cuesta deixa Diniz sem sua dupla mais utilizada. Desde a estreia do colombiano, ele e Robert Renan formaram a zaga em seis partidas consecutivas no Brasileirão.

O Vaso não preparou uma logística especial para o retorno dos convocados até o momento. O que indica a ausência de Cuesta, Andrés Gómez, Puma Rodríguez e Pulo Henrique. Além disso, Cuesta jogará amistoso da Colômbia na noite do dia 18, o que já torna a participação do defensor na Arena do Grêmio improvável mesmo se retornar ao Brasil em voo fretado.

Diniz avalia mudanças no ataque para Grêmio x Vasco

O ataque também gera dúvidas para Diniz. Sem Andrés Gómez, o treinador avalia alternativas e considera mudar o desenho ofensivo, que marcou só um gol nos últimos três jogos. A volta de David abre a chance de repetir a formação usada na goleada sobre o Santos, com ele e Rayan abertos pelos lados.

Outra possibilidade é usar Nuno Moreira e Philippe Coutinho por dentro, revezando funções e atuando como falso 9. A ideia busca dar mais mobilidade ao setor. Vegetti segue como opção de referência, mas disputa espaço conforme o encaixe tático que Diniz pretende definir.

Com seis sessões de treinamento na Data Fifa antes da viagem para Porto Alegre, o treinador deve concluir a estrutura ofensiva apenas no início da semana. A tendência é que o ataque passe por ao menos uma mudança em relação ao time que perdeu para o Juventude.


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pr futebol, vôlei e esportes olímpicos.