Destaques e estatísticas: como chega o Bahia para enfrentar Flamengo

O Flamengo enfrenta o Bahia neste domingo (5), às 18h30, pela 27ª rodada do Brasileirão. O Mengão visita o rival na Fonte Nova com o objetivo de voltar a vencer no torneio para ao menos manter a vantagem na liderança. Do outro lado, um tricolor baiano que passa por um momento conturbado e sofre com muitos desfalques.
➕ Libertadores: apostas indicam classificação do Flamengo na Argentina
Com 55 pontos, a equipe rubro-negra segue está isolada na liderança do Brasileirão. Mas o empate com o Cruzeiro na última rodada permitiu a aproximação do Palmeiras, que reduziu a diferença para três pontos. Por isso é ainda mais importante vencer o Bahia, o que garante ao menos a manutenção dessa diferença.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
O tricolor, no entanto, atravessa uma queda de desempenho considerável desde a conquista do título da Copa do Nordeste. Nem mesmo a vitória sobre o Palmeiras aliviou a pressão definitivamente, já que o último jogo foi a derrota por 2 a 1 para o Botafogo, no Engenhão. Situação que reflete na postura de Rogério Ceni, que mostrou irritação nas coletivas.
Esse cenário, aliado à longa invencibilidade do Flamengo contra Bahia e Rogério Ceni, pode ser favorável para uma vitória rubro-negra.
Momento do Bahia
O Bahia chega ao confronto com o Flamengo em um momento conturbado. Desde a conquista da Copa do Nordeste sobre o Confiança, a equipe apresentou queda brusca de desempenho no Brasileirão.
Entre 24 de agosto e o próximo jogo, o time somou apenas duas vitórias no torneio, sofrendo cinco derrotas em pouco mais de um mês. Incluindo o revés mais recente para o Botafogo por 2 a 1. O desgaste físico é um fator a ser considerado: o Bahia já disputou 67 partidas em 2025, contra 55 do Flamengo, e ainda enfrenta 12 desfalques.
Entre suspensos, transição, recondicionamento físico e lesões estão: Luciano Juba, Gabriel Xavier, Santi Arias, Sanabria, Rodrigo Nestor, Erick, Ruan Pablo, Caio Alexandre, Kanu, João Paulo, Ramos Mingo e Erick Pulga.
Apesar de ser o segundo time que mais marcou gols em 2025, com 104 tentos (atrás apenas do Flamengo, com 108), o tricolor marcou apenas seis gols nos últimos seis jogos do Brasileirão.
O desempenho ofensivo, aliado à sequência negativa de resultados, reflete a instabilidade atual da equipe, que precisa se reorganizar para tentar surpreender o líder da competição. O Mengão marcou 14 tentos nesse período, que engloba a goleada por 8 a 0 sobre o Vitória.
Últimos 6 jogos do Bahia no Brasileirão:
- 1/10 - Botafogo 2x1 Bahia - Brasileirão
- 28/9 - Palmeiras 1x0 Bahia - Brasileirão
- 24/9 - Vasco 3x1 Bahia - Brasileirão
- 20/9 - Ceará 1x1 Bahia - Brasileirão
- 15/9 - Cruzeiro 2x1 Bahia - Brasileirão
- 31/8 - Mirassol 5x1 Bahia - Brasileirão
Invencibilidade contra Bahia e Rogério Ceni
O Flamengo conta com um histórico recente muito favorável contra o Bahia. Nos últimos 12 jogos contra o Rubro-Negro, o tricolor não conseguiu vencer, sendo a última vitória em abril de 2019, quando venceu por 3 a 0 na Arena Fonte Nova. Desde então, a equipe acumula derrotas seguidas tanto em casa quanto fora, e o treinador Rogério Ceni segue sem nunca vencer o Flamengo desde que assumiu o comando do time em 2017.
Rogério Ceni contra o Flamengo como treinador
- 2017 – Flamengo 2 x 0 São Paulo
- 2019 – Flamengo 2 x 0 Fortaleza
- 2019 – Fortaleza 1 x 2 Flamengo
- 2019 – Cruzeiro 1 x 2 Flamengo
- 2020 – Flamengo 2 x 1 Fortaleza
- 2021 – São Paulo 0 x 4 Flamengo
- 2022 – Flamengo 3 x 1 São Paulo
- 2022 – São Paulo 0 x 2 Flamengo
- 2022 – São Paulo 1 x 3 Flamengo (Copa do Brasil, ida)
- 2022 – Flamengo 1 x 0 São Paulo (Copa do Brasil, volta)
- 2023 – Flamengo 1 x 0 Bahia
- 2024 – Flamengo 2 x 1 Bahia
- 2024 – Bahia 0 x 1 Flamengo (Copa do Brasil, ida)
- 2024 – Flamengo 1 x 0 Bahia (Copa do Brasil, volta)
- 2024 – Bahia 0 x 2 Flamengo
- 2025 – Flamengo 1 x 0 Bahia
Estratégia para enfrentar o Flamengo
Flamengo e Bahia possuem estilos de jogo bastante similares, com posse de bola, paciência, troca de passes e jogo posicional. Em média, o time baiano tem 54,5% de posse e realiza 205 passes no campo adversário por partida. No entanto, é esperado que esses números mudem contra o Flamengo.
Historicamente, quando enfrenta times que controlam a posse, o Bahia tende a tentar pressionar alto para atrapalhar a saída de bola do adversário, imprimir intensidade e disputar a bola no meio-campo. Mas, diante do domínio rubro-negro e do histórico recente, é difícil imaginar que conseguirá comandar o jogo.
Por isso, a tendência é que Rogério Ceni arme a equipe para forçar erros do Flamengo e criar oportunidades a partir disso. Outro ponto de atenção é o gramado da Fonte Nova, que apresentou condições ruins no duelo contra o Palmeiras.
Na ocasião, as melhores chances surgiram em lances diretos, estratégia que também pode se repetir neste domingo, aproveitando os espaços e a pressão inicial para tentar surpreender o líder do Brasileirão.
Destaques
William José é o artilheiro do Bahia na temporada, com 13 tentos. O centroavante, aliás, o único do elenco que ultrapassou a marca de 10 gols. Ele está à disposição de Rogério Ceni e deve ser titular em Bahia x Flamengo.
Mas o principal destaque da equipe está no meio-campo: Jean Lucas e Everton Ribeiro são dois jogadores fundamentais para o esquema do Bahia. Tanto para ajudar na construção da jogada quanto para finalizar os lances no ataque. O jogador revelado pelo Flamengo tem 7 gols e 4 assistências, enquanto o ex-Camisa 7 é o autor de 3 tentos e 7 passes para gol.
Provável escalação do Cruzeiro contra o Flamengo
Ronaldo; Gilberto, David Duarte (Fredi), Rezende e Zé Guilherme; Acevedo, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Kayky, Iago Borduchi (Tiago) e Willian José.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsApp, Bluesky, Threads, Twitter (X), Instagram e Facebook.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.














