De olho no futuro: 5 laterais-esquerdos para o Flamengo ter no radar

Em 2026, o Flamengo conta com dois jogadores para a lateral-esquerda. Recentemente, Matías Viña, que tem contrato com o Rubro-Negro até 2028, foi emprestado ao River Plate até o fim da temporada, com obrigação de compra atrelada ao desempenho do uruguaio.
➕ 5 volantes em fim de contrato para o Flamengo ficar de olho em 2026
No momento, Alex Sandro é o titular da posição, mas tem contrato apenas até o fim do ano. A possibilidade de uma eventual aposentadoria do lateral de 34 anos deverá fazer o clube se movimentar no mercado em 2027.

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Vale destacar que Ayrton Lucas tem contrato com o Flamengo até o fim da próxima temporada. Dessa forma, o MundoBola Flamengo traz cinco laterais-esquerdos para o clube ter no radar para o futuro.
Carlos Augusto - Inter de Milão (Itália)
Desde 2024 na Inter de Milão, o brasileiro Carlos Augusto costuma revezar com o italiano Federico Dimarco na ala esquerda da equipe. Aos 27 anos, o atleta aparece em algumas listas da Seleção Brasileira.
Com contrato válido até junho de 2028, o jogador poderia chegar ao Flamengo com uma boa idade, o que permitiria disputar várias temporadas com o Manto Sagrado.
Além da ala esquerda, Carlos Augusto também atua como zagueiro em esquemas com três jogadores na linha defensiva. O brasileiro foi revelado pelo Corinthians e se destacou no Monza-ITA, que o negociou para a Inter de Milão.
Alejandro Grimaldo - Bayer Leverkusen (Alemanha)
Trazer Grimaldo para o Brasil seria um movimento ousado para o Flamengo, já que se trata de um atleta consolidado no futebol europeu e que desperta o interesse de grandes clubes, como o Barcelona.
No entanto, o próprio jogador revelou recentemente que admira a grandeza do Rubro-Negro, assim como o Rio de Janeiro. Dessa forma, não seria absurdo cogitá-lo no Mengão nos próximos anos.
Aos 30 anos, Grimaldo tem contrato com o Bayer Leverkusen até junho de 2027. Diante desse cenário, o Flamengo poderia cogitar a contratação do espanhol para a próxima temporada. A principal característica do lateral/ala é a técnica apurada, inclusive com refino nas cobranças de falta.
Abner Vinícius - Lyon (França)
A contratação de Abner seguiria um modelo constantemente praticado pelo Flamengo no mercado da bola: a vinda de jovens jogadores de clubes de segunda/terceira prateleira do futebol europeu.
Revelado pela Ponte Preta, Abner despontou no Athletico-PR, que negociou o atleta em 2023 ao Real Betis. Após uma temporada e meia na Espanha, o lateral-esquerdo foi vendido ao Lyon, equipe na qual tem atuado como titular desde novembro de 2025.
Uma vinda ao Flamengo poderia aproximar Abner da Seleção Brasileira. O Rubro-Negro seria uma boa vitrine para o atleta de 25 anos, já que brigaria por grandes títulos em todas as temporadas.
O brasileiro tem contrato com o Lyon até junho de 2029.
Pedro Henrique - Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Outro lateral-esquerdo com passagem pelo Athletico-PR que pode pintar no Flamengo no futuro é Pedro Henrique. Revelado pelo Vitória, o defensor atuou no clube paranaense entre 2021 e 2023, antes de se transferir para o Shakhtar Donetsk, em 2023.
Na Ucrânia, o brasileiro de 23 anos soma dois gols e quatro assistências em 24 jogos na atual temporada. Um retorno ao Brasil não é difícil de se imaginar, já que o jogador não atua em um grande palco do futebol europeu.
Pedro Henrique voltaria ao futebol brasileiro mais experiente após o período no Shakhtar, reduziria a média de idade do elenco do Flamengo, e também poderia ser revendido futuramente por valores maiores. O atleta tem contrato com o time ucraniano até junho de 2028.
Caio Henrique - Monaco (França)
Ao lado de Carlos Augusto, Caio Henrique seria o atleta desta lista que chegaria com maior status de titular. Aos 28 anos, o jogador defende o Monaco desde a temporada 2020/21 e tem contrato com o clube até junho de 2027.
Dessa forma, caso não renove seu vínculo, o lateral-esquerdo poderá assinar um pré-contrato com qualquer time do mundo a partir de janeiro de 2027.
O cenário seria perfeito para o Flamengo, que costuma monitorar oportunidades de mercado - Jorginho e Saúl são exemplos recentes de jogadores que estavam na reta final de contrato ou sem clube na Europa.
Caio Henrique é titular absoluto do Monaco e é constantemente convocado para a Seleção Brasileira. O lateral é um dos nomes cotados para a próxima Copa do Mundo.
Em 2026, o Flamengo deve manter Alex Sandro e Ayrton Lucas como as principais opções para o setor. A terceira alternativa deve ser Johnny Góes, das categorias de base, que atua tanto como zagueiro quanto como lateral-esquerdo.
Vale lembrar que Matías Viña foi emprestado ao River Plate até o fim do ano, com obrigação de compra fixada em 5 milhões de dólares (cerca de R$ 27,1 milhões na cotação atual) por 100% dos direitos econômicos, caso o uruguaio atue em 50% dos jogos da temporada.

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.












