De Jorge Jesus a Filipe Luís: a revolução do futebol brasileiro passa pelo Flamengo

Atualizado: 21/06/2025, 12:10
Filipe Luís ao lado de Jorge Jesus durante a conquista da Recopa em 2020

Se hoje o futebol brasileiro está regado de boas ideias e técnicos que surgem impondo o "estilo europeu" em terras tupiniquins, muito se deve ao Flamengo, e Jorge Jesus.

➕ Filipe Luís deve receber mesma honraria de Jorge Jesus em 2019

Em 2019, o Mister chegava com um ideal completamente diferente do marasmo que se praticava no futebol brasileiro, propondo um jogo ofensivo, de muita intensidade e pressão, sempre na ânsia pelo gol. Fatores esses que, hoje, são propostos como ideais da maioria dos principais times do país.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Copa do Mundo de Clubes é espelho do legado de Jorge Jesus

A chegada da Copa do Mundo e a participação de times brasileiros e seus desempenhos, prova como o futebol no país ficou mais regrado, pegando totalmente elementos do futebol europeu, fugindo da ideia que por anos permeou o país, de praticar o esporte apostando totalmente no talento e individualidade daquilo que estaria "no nosso sangue".

Hoje a maioria dos times tem como trunfo a intensidade, pressão, controle do jogo dentro de uma execução tática bem definida. Coisas que, em 2019, fizeram do Flamengo um dos maiores e mais dominantes times do futebol brasileiro.

Times como Botafogo e Palmeiras, por exemplo, hoje são dirigidos justamente por técnicos portugueses. Sendo equipes que chegaram ao sucesso nacional e internacional com comandantes europeus, frutos de uma febre na qual o Flamengo esteve intrinsecamente envolvido.

Hoje o Palmeiras é avaliado como uma potência, quase que 100% na conta de seu técnico, se tornando justamente um arquirrival do Flamengo, disputando titulo ano após ano desde então.

Se os clubes não bastassem, prova da influência rubro-negra foi o que chegou a Seleção Brasileira, atualmente dirigida pelo italiano Carlo Ancelotti. Que inclusive, enquanto era tratado como plano A da CBF, estava numa fila que tinha como plano B, justamente, Jorge Jesus.

Filipe Luís como discípulo de Jorge Jesus

Com a saída de Jorge Jesus, o Flamengo continuou claramente o que ele mesmo começou, indo para uma empreitada em busca de um "novo Mister", procurando ideias semelhantes e treinadores que poderiam replicar o que o português fez em 2019.

Anos se passaram, e apesar de fracassos e sucessos, o Mengão enfim parece ter achado o "novo" Jorge Jesus.

Com bases sólidas do futebol europeu, pelos anos atuando como jogador no velho continente, Filipe Luís assumiu o Flamengo como técnico e em meses de trabalho, já provou ser revolucionário.

Indo além de Jorge Jesus, FL é um estudioso do esporte, tendo suas convicções mescladas entre o que acredita no futebol, com inspirações de JJ e Diego Simeone, dois dos mais importantes treinadores que teve na carreira.

Elevando o entendimento de padrão tático, pressão, controle de posse e adaptação ao adversário sem mudar o ideal de jogo, Filipe Luís faz parte de um ciclo de revolução no futebol do país, que começou justamente com ele em campo.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.