Cria do Ninho, Zé Welinton se despede do Flamengo

Atualizado: 21/07/2025, 22:46
zé welinton em jogo do flamengo

O lateral-esquerdo Zé Welinton, de 21 anos, utilizou seu perfil no Instagram nesta segunda-feira (21) para se despedir do Flamengo. O jovem atleta está de malas prontas para o Al-Dhafra, dos Emirados Árabes Unidos, em uma transferência que marca o fim de seu ciclo no clube que o formou, mas onde encontrou poucas oportunidades na equipe principal.

Conheça Zé Welinton, lateral da base que pode substituir Ayrton Lucas

Campeão da Libertadores e do Mundial, no Sub-20, o lateral se mostrou muito grato ao Flamengo em sua mensagem de despedida. Veja abaixo:

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Detalhes da saída de Zé Welinton do Flamengo

A saída acontece sem custos imediatos para o clube árabe. No entanto, o Flamengo garantiu uma cláusula importante no acordo: caso o Al-Dhafra negocie o jogador no futuro, o Rubro-Negro terá direito a 20% do valor total da transação. O Mengão cedeu 100% dos direitos econômicos do atleta, apostando em um ganho financeiro futuro com o desenvolvimento do lateral no exterior.

A transferência para o Oriente Médio surge como uma solução para a situação complicada que Zé Welinton vivia no Ninho do Urubu. Sem espaço no elenco comandado pelo técnico Filipe Luís, que conta com nomes de peso como Alex Sandro, Ayrton Lucas e Matías Viña para a posição, o jovem não vinha sendo aproveitado.

Com a idade estourada para atuar pelo Sub-20, Zé Welinton treinava em separado do grupo principal desde janeiro, ao lado de outros jogadores que também não faziam parte dos planos da comissão técnica, como o zagueiro Pablo. 

Curiosamente, no mês passado, o lateral chegou a recusar uma proposta do KF Egnatia, atual campeão da Albânia e que disputaria as fases preliminares da Champions League.

A decisão, tomada em conjunto com seus representantes, antecedeu o acerto com o Al-Dhafra, onde o jogador espera ganhar a rodagem e os minutos em campo que não conseguiu no Mais Querido.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.