Corinthians ganha folga e descansa para final com Flamengo

Atualizado: 01/11/2023, 21:00
Copa do Brasil: CBF define data para sorteio dos mandos da semifinal

O futebol brasileiro foi pego de surpresa na tarde deste sábado (15). Isto é porque em decisão de última hora, o STJD determinou que a partida entre Goiás e Corinthians, marcada para às 19h (horário de Brasília), em Goiânia, está suspensa. Sendo assim, os paulistas irão descansar no fim de semana para a final da Copa do Brasil diante do Flamengo.

De acordo com o GE, o que levou o STJD a tomar esta atitude foi referente a presença da torcida visitante na Serrinha. Na última sexta-feira, o Esmeraldino acatou a decisão do Tribunal de Justiça de Goiás, que seguiu uma recomendação do Ministério Público do estado. Em resumo, a ordem era para que o jogo tivesse torcida única. O motivo é o histórico de violência entre as torcidas envolvidas na partida.

Leia também: Marcelo Moreno! Ex-técnico do Flamengo diz causa de seu insucesso no clube

Por outro lado, Otávio Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, acredita que para o equilíbrio da competição, o jogo não poderia acontecer desta maneira. Ou seja, confronto suspenso.

“É da responsabilidade deste STJD, zelar em última ratio, pela ordem desportiva e pelo equilíbrio das competições, de forma que, a única medida proporcional e adequada para tanto, diante da moldura que se revela, é a determinação da suspensão da realização da partida”, diz trecho da nota assinada pela autoridade esportiva.

Em caso igual, STJD tratou Flamengo de forma diferente

No fim de 2019, quando o Flamengo já era campeão antecipado do Brasileiro, o clube apenas cumpria tabela na liga nacional. Mas, no dia 30 de novembro, foi ao Allianz Parque para enfrentar o Palmeiras. No entanto, por um pedido do Ministério Público de São Paulo, a CBF impediu a presença de rubro-negros no local.

Logo em seguida, o Fla entrou com um pedido de liminar no STJD contra essa decisão. Mas, não obteve êxito. Pelo curto período de tempo para organizar a logística, o então presidente presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Paulo César Salomão Filho, fez o seguinte esclarecimento:

”No próximo jogo a ser realizado entre os clubes aqui envolvidos, em competição realizada pela CBF em que o mando de campo seja do C. R. do Flamengo (RJ), não será franqueada à S.E Palmeiras (SP) a possibilidade de aquisição de ingressos para seus torcedores, de modo que a partida se realizará igualmente com torcida única, sem a participação dos torcedores palmeirenses na qualidade de visitantes”.


Compartilhe
Yago Martins
Autor
Jornalista formado pela Unisuam, 27 anos, natural do Rio de Janeiro. Atua na comunicação desde 2018, com passagens por rádio, TV e portais esportivos. Apaixonado por esporte e jornalismo.