Copa do Mundo de Clubes: confira como os adversários do Flamengo se reforçaram para torneio

Atualizado: 14/06/2025, 09:23

O Flamengo estreia nesta segunda-feira (16) na Copa do Mundo de Clubes. A busca pelo bicampeonato mundial coloca o Mengão como um dos protagonistas do Grupo D, ao lado de adversários de Chelsea-ING, Espérance-TUN e LAFC-EUA.

 Copa do Mundo de Clubes: elenco do Flamengo curte folga nos EUA antes da estreia

O Mais Querido, que carimbou seu passaporte para o torneio com a conquista épica da Libertadores de 2022, entra em campo às 22h (de Brasília) contra o Espérance. Um pouco antes, às 18h, Chelsea e LAFC abrem os trabalhos do grupo. A caminhada promete ser dura, e conhecer os rivais é o primeiro passo. Confira abaixo um raio-x dos adversários do Flamengo e os reforços para a disputa da competição.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Espérance e sua tradição no futebol africano

O primeiro desafio do Flamengo vem do norte da África. O Espérance, clube mais antigo da Tunísia, garantiu sua vaga na Copa do Mundo de Clubes pela regularidade impressionante em seu continente, sendo o vice-campeonato da Liga dos Campeões da CAF em 2024. Com 14 participações seguidas no principal torneio africano e uma hegemonia local (venceu oito das últimas dez ligas nacionais), a equipe tunisiana aposta na força de seu plantel.

Sob o comando do romeno Laurențiu Reghecampf desde novembro de 2024, o time ostenta um bom retrospecto recente. O grande nome a ser observado é o atacante argelino Youcef Belaili, que vive fase artilheira, com 19 gols em 35 jogos na temporada 2024/25. O clube conta com dois brasileiros: o meia Yan Sasse (ex-Vasco) e o atacante Rodrigo Rodrigues (ex-Bahia), ambos inscritos na competição.

O Espérance não contratou peças na atual janela e conta com o entrosamento como trunfo para buscar uma classificação.

  • Time-base: Memmiche; Bouchniba, Jelassi, Tougai e Ben Hamida; Ogbelu, Houssem Tka, Konaté e Yan Sassé; Youcef Belaili e Achref Jabri.

Chelsea abre os cofres e segue contratando jovens promessas

Vencedor da UEFA Champions League em 2020/21, o Chelsea chega como um dos favoritos ao título. Os Blues desembarcam nos Estados Unidos com um time em reformulação, jovem e perigoso. O técnico italiano Enzo Maresca, em sua primeira temporada, guiou a equipe mais nova da história da Premier League (média de 24 anos) a um impressionante quarto lugar, além da conquista da Conference League.

O elenco é recheado de estrelas em ascensão que já brilham no cenário mundial. Nomes como o meia-atacante Cole Palmer, o volante equatoriano Moisés Caicedo e o brasileiro Andrey Santos (ex-Vasco) representam o futuro e o presente do clube londrino.

O time inglês contratou três peças na atual janela, ultrapassando 60 milhões de libras em gastos nessas transferências, equivalente a mais de R$ 450 milhões. O atacante Liam Delap, que estava no Ipswich Town, também da Inglaterra, o francês Mamadou Sarr, zagueiro que estava no Strasbourg-FRA e Dário Essugo, volante português que estava no Sporting-POR, mas não foi inscrito no torneio.

  • Time-base: Robert Sánchez; Malo Gusto, Tosin, Colwill e Cucurella; Moisés Caicedo, Enzo Fernández e Cole Palmer; Pedro Neto, Madueke e Nicolas Jackson.

Los Angeles FC joga em casa e com estrelas no elenco

Representante do país-sede, o Los Angeles FC não pode ser subestimado. A equipe californiana garantiu sua vaga após vencer a repescagem contra o América-MEX e conta com o fator casa. O grandes destaques do time são dois campeões do mundo com a França em 2018: o goleiro Hugo Lloris e o centroavante Olivier Giroud.

A dupla francesa empresta experiência e qualidade a um elenco que tem como principal destaque o atacante gabonês Denis Bouanga. Com 12 gols e sete assistências em 22 jogos na temporada, Bouanga é a principal arma ofensiva da equipe comandada por Steve Cherundolo, técnico que já levou o LAFC aos títulos da Major League Soccer (MLS) em 2022 e da US Open Cup em 2024.

Outro nome importante é o de Igor Jesus, volante revelado pelo Flamengo. O jovem chegou à equipe na última temporada, ganhou espaço e foi importante na classificação, marcando um dos gols.

Como reforço, o LAFC trouxe o atacante Javairô Dilrosun, ex-Manchester City, e que estava no América-MEX. O atleta chega por empréstimo até 24 de julho, com opção de compra.

  • Time-base: Lloris; Palencia, Aaron Long, Segura e Hollingshead; Igor Jesus, Tillman, Mark Delgado; David Martínez, Denis Bouanga e Ordaz.

Jogos do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.