Contra o Lanús, Flamengo encara final inédita na Recopa e busca encerrar tabu brasileiro

Atualizado: 18/02/2026, 13:44
Paquetá beija escudo do Flamengo (esquerda); jogadores do Lanús comemoram gol (direita)

Flamengo e Lanús começam a decidir nesta quinta-feira (19) a Recopa Sul-Americana, revivendo o duelo mais tradicional do continente: Brasil x Argentina. Esta será a décima vez que clubes dos dois países se enfrentam pelo troféu, com um histórico de equilíbrio e ligeira vantagem para os brasileiros. 

'Brutal': Imprensa argentina se assusta com abismo entre Flamengo e Lanús

No retrospecto geral, o Brasil tem cinco conquistas contra quatro dos argentinos. No entanto, os rivais venceram as últimas três decisões diretas contra brasileiros. A sequência negativa começou em 2019, com o River Plate batendo o Athletico-PR, passou pelo Defensa y Justicia sobre o Palmeiras em 2021 e terminou com o título do Racing diante do Botafogo em 2025.

Para o Flamengo, o confronto é inédito sob dois aspectos. O clube nunca enfrentou um time argentino na disputa da Recopa, já que as participações anteriores (2020 e 2023) foram contra o Independiente del Valle, do Equador. Já o Lanús tenta sua primeira taça do torneio após o vice de 2014, quando foi derrotado pelo Atlético-MG.

Histórico de Recopas Sul-Americanas entre Brasil e Argentina:

  • 1996: Grêmio x Independiente (Campeão: Grêmio)
  • 1997: Cruzeiro x River Plate (Campeão: Cruzeiro)
  • 2006: Boca Juniors x São Paulo (Campeão: Boca Juniors)
  • 2011: Internacional x Independiente (Campeão: Internacional)
  • 2014: Atlético-MG x Lanús (Campeão: Atlético-MG)
  • 2018: Grêmio x Independiente (Campeão: Grêmio)
  • 2019: River Plate x Athletico-PR (Campeão: River Plate)
  • 2021: Defensa y Justicia x Palmeiras (Campeão: Defensa y Justicia)
  • 2025: Racing x Botafogo (Campeão: Racing)

Flamengo defende invencibilidade contra o Lanús

Além do retrospecto de Brasil x Argentina, a Recopa Sul-Americana vale o histórico de invencibilidade do Flamengo contra o Lanús. Os times se enfrentaram duas vezes na história, pela Libertadores de 2012, com uma vitória rubro-negra no Rio e um empate na Argentina.

Filipe Luís finalizou a preparação rubro-negra nesta quarta (18), com atividade no CT do Boca Juniors, utilizado para definir os últimos detalhes do time titular e plano de jogo. Após a ida na Argentina, o Mais Querido recebe o Lanús no Maracanã, no dia 26 de fevereiro, para o jogo decisivo. 


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pr futebol, vôlei e esportes olímpicos.