Conmebol repete locais de 2019 em logística para final da Libertadores

Atualizado: 01/11/2025, 18:26
Monumental de Lima

A Conmebol já definiu parte da logística para a final da Libertadores deste ano, envolvendo Flamengo e Palmeiras. E algumas escolhas trazem lembranças diretas de 2019, quando a competição também teve a final sediada em Lima e acabou com título do Rubro-Negro. Mais uma vez, o palco será o Estádio Monumental.

➕ Filipe Luís pode ser campeão da Libertadores como jogador e técnico

Entre as repetições, estão os hotéis e os centros de treinamento escolhidos. O Flamengo ficará hospedado no hotel Hilton, no bairro de Miraflores, o mesmo utilizado pelo River Plate na final de seis anos atrás. Por outro lado, o Palmeiras terá seus quartos no Hyatt Centric Lima, em San Isidro — que foi a 'casa' rubro-negra em 2019.

7KBet
7KBet
4/5
proQuase 2000 jogos de 6 provedoras diferentes

Autorizado pela Portaria SPA/MF n.º 322/2025, de 17/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Para os mais supersticiosos, o centro de treinamentos será o mesmo daquele ano. O Flamengo vai se preparar para a partida nas instalações da Federação Peruana de Futebol, espaço ocupado pelo time de Jorge Jesus antes do jogo contra o River Plate. O técnico Filipe Luís, que estava naquela equipe, conhece bem o local — assim como Bruno Henrique e Arrascaeta.

O Palmeiras de Abel Ferreira, por sua vez, vai treinar no campo do Alianza Lima, local utilizado pelo River Plate há seis anos. As informações sobre a logística foram publicadas inicialmente pela "ESPN".

Mudança de regra pode permitir desejo do Flamengo

Outra definição por parte da Conmebol, bem menos importante, foi a de que o Palmeiras será o "time A" do chaveamento, enquanto o Flamengo será o "time B". A escolha considera os lados das chaves de cada um e se trata de algo protocolar.

Até o ano passado, porém, era diferente. O regulamento da Conmebol obrigava o "time B" a usar o segundo uniforme ou o mais claro em caso de o "time A" ter tom escuro, como é o caso do Palmeiras. Exatamente por este motivo, o Flamengo encarou os paulistas de branco em 2021. Para este ano, porém, essa cláusula foi retirada.

Assim, há a possibilidade de que o Flamengo seja autorizado a vestir rubro-negro na final, já que não há semelhança com as cores do Palmeiras. O Mais Querido, inclusive, já teria sinalizado à Conmebol que esse é o desejo. A decisão deve sair nos próximos dias, já que o jogo acontece daqui a cerca de um mês.

A final da Libertadores está programada para acontecer no dia 29 de novembro, um sábado, no Monumental de Lima. Até lá, porém, Flamengo e Palmeiras seguem focados na briga pelo título do Brasileirão, que se restringe aos dois neste momento. Neste sábado, o Rubro-Negro enfrenta o Sport, no Maracanã, a partir de 21h (horário de Brasília).

 Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsappBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e  Facebook.

 

João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.