Conmebol pode mudar formato das eliminatórias para Copa do Mundo 2030

Atualizado: 18/11/2025, 12:22
Vestiário da Seleção Brasileira no Emirates Stadium, em Londres, no amistoso contra Senegal

A Conmebol planeja alterar o formato das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2030. O objetivo da entidade é transformar a disputa em um torneio similar à Liga das Nações da UEFA, com taça e premiação em dinheiro.

Carlo Ancelotti fala sobre permanência na Seleção após Copa do Mundo

Com isso, não haveria mudança no modelo de disputa nem diminuição de datas, mesmo com três seleções já classificadas por sediarem o torneio: Argentina, Uruguai e Paraguai.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Mudanças nas Eliminatórias para não diminuir jogos

O novo modelo seguiria o mesmo formato tradicional das Eliminatórias: pontos corridos, todos contra todos, em dois turnos. A diferença estaria na criação de uma taça e no pagamento de premiação. Esses estímulos serviriam para aumentar o interesse esportivo das federações na disputa, já que os sete países restantes brigariam por três vagas diretas e uma na repescagem.

Para isso, a Conmebol deseja contar com a participação de Argentina, Paraguai e Uruguai, mesmo já classificadas. A manutenção dos nove jogos como mandante é prioridade porque representa uma fonte de renda importante, especialmente na venda de direitos de transmissão.

Esse fator já impediu mudanças no formato atual quando a Copa foi expandida para 48 seleções há quatro anos. Na época, temia-se que a participação garantida das grandes potências diminuísse o interesse. No fim, o peso comercial prevaleceu.

Vagas da América do Sul para a Copa de 2030

O torneio mundial disputado em 2030 terá seis países-sede: Argentina, Paraguai e Uruguai (América do Sul), Marrocos (África), Espanha e Portugal (Europa).

O número de vagas para a Conmebol será o mesmo, com seis diretas e uma na repescagem. Com os três países-sede já garantidos de forma automática, restariam mais três vagas diretas e uma na repescagem.

Espera-se que a decisão sobre o novo formato das Eliminatórias seja tomada logo após o fim do Mundial de 2026, que começa em junho do próximo ano e será disputado em Estados Unidos, Canadá e México.

Conmebol quer Copa do Mundo com mais seleções

Enquanto ainda não há definição sobre as Eliminatórias, a Conmebol pressiona a Fifa para ampliar a Copa do Mundo mais uma vez. O desejo da entidade sul-americana é ter o torneio com 64 seleções, o que garantiria a participação das 10 seleções do continente.

A ideia enfrenta forte resistência, inclusive dentro de algumas federações da própria América do Sul. Para 2030, a tendência é que o Mundial siga sendo disputado com 48 seleções.


Compartilhe